Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/12/2021 - 10h39min

Alesc e Udesc ampliam parceria para divulgação de atividades do Parlamento

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal, presidente da Alesc, e Dilmar Baretta, reitor da Udesc, detalham acordo para divulgação das atividades do Parlamento.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ampliaram a parceria para divulgação da produção jornalística produzida pela Diretoria de Comunicação Social do Parlamento nas rádios da instituição de ensino superior. No acordo, assinado na manhã desta quinta-feira (9), ficou definido que, além do podcast “Redação Final”, o programa “Conecta” também passará a ser veiculado pelas emissoras, além de produções institucionais e reportagens criadas em parceria entre as duas instituições.

O “Conecta” é produzido diariamente pela TVAL com a participação de integrantes da Agência AL, Rádio AL e do setor de mídias sociais do Parlamento ao vivo diretamente do Plenário da Alesc.

O programa faz um apanhado geral de tudo o que ocorre no dia a dia da Casa por meio de apresentação, entrevistas e veiculação de matérias. A exibição ocorre de segunda-feira à quarta-feira, às 13h45, e nas quintas e sextas, às 8h50. Já o “Redação Final”, produzido pela Rádio AL, é veiculado todas às segundas-feiras nas rádios da Udesc e nas plataformas digitais de áudio divulgando um balanço semanal das atividades do Parlamento.

O acordo determina que a Diretoria de Comunicação Social da Alesc vai encaminhar por meio digital os programas prontos gravados e as produções institucionais para utilização das equipes das rádios da universidade, que vão avaliar a possibilidade de exibição ou não conforme as linhas editoriais de cada emissora. As redes sociais da Assembleia também vão veicular vídeos institucionais e de jornalismo da Udesc quando o assunto for de interesse.

A universidade, por sua vez, assume o compromisso de veicular o “Conecta” diariamente, em horário a definir nas suas emissoras. Outras incumbências são a exibição, conforme interesse, das matérias institucionais produzidas pelas equipes da Diretoria de Comunicação Social da Alesc, além do envio para os canais de comunicação do Parlamento de material institucional de interesse público da própria Udesc. A validade do convênio é de cinco anos.

Transparência
O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, comentou que, ao “abrir as portas” das rádios em Joinville, Lages e na capital do Estado, a instituição procura “levar a informação da Assembleia Legislativa diretamente à sociedade catarinense”. Segundo ele, a universidade está junto para divulgar tudo aquilo que interessa do Parlamento. “Somos geridos com recursos públicos dos catarinenses. Então, levar a informação de forma clara, objetiva e transparente é um dos objetivos da Udesc”, citou.

Na opinião dele, a parceria faz parte dos trabalhos de extensão da universidade, incluindo os projetos que recebem emendas parlamentares e outras interações dos deputados do estado. “A universidade auxilia ao levar para os produtores e empresários de Santa Catarina as informações e a inovação, a pesquisa e a ciência que produzimos”, comentou.

Para o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), além da união de forças entre as duas entidades em atender algo que é anseio da população, a Udesc sempre esteve muito sintonizada com a Assembleia. “Muitas das políticas desenvolvidas pela Udesc passam por aqui e o Parlamento, da mesma forma, acaba buscando na Udesc subsídios para o aprimoramento de muitas matérias que são importantes e que se relacionam diretamente com os catarinenses”, avaliou.

De acordo com Nadal, é um laço que já vem de décadas. “E esta ampliação vai permitir com que nós consigamos aumentar cada vez mais os meios de transparência das atividades, quer seja lá da Udesc no seu dia a dia e as aqui do Parlamento. Nós aqui vamos propiciar ao cidadão outro meio de acesso à informação e, da mesma forma, a Udesc vai permitir com que nós consigamos, por meio das rádios, levar ao conhecimento da população o que é o cotidiano do parlamentar. Isso vai ao encontro de um trabalho que a gente tem firmado desde o início da nossa gestão como presidente, que é humanizar as ações da Casa. Mas, acima de tudo, tornar os nossos atos cada vez mais transparentes e levar ao conhecimento do cidadão que está distante aqui da capital”, concluiu.

Voltar