Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2021 - 15h57min

Alesc e Fecam firmam parceria e criam espaço para atender prefeitos

Imprimir Enviar
Espaço instalado na Alesc recebe nome do ex-prefeito de Tubarão e ex-deputado Genésio Goulart
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) assinam nesta quarta-feira (18), às 10h30, em ato solene, termo de cooperação para a criação de um espaço voltado ao atendimento dos prefeitos, que receberá o nome do ex-prefeito de Tubarão e o ex-deputado estadual Genésio de Souza Goulart, falecido em março deste ano, aos 67 anos. A solenidade de inauguração contará com a presença dos filhos do ex-deputado, Rafael Nunes e Thiago Nunes Goulart, que receberão uma placa.

A assinatura para implantação da Sala dos Prefeitos Genésio de Souza Goulart será feita pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e pelo presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), com a presença de lideranças políticas de todas as regiões do estado. A sala ficará no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, no Palácio Barriga Verde, ao lado da sala de apoio às Câmaras de Vereadores.

“Quando assumi como presidente da Alesc, em fevereiro deste ano, recebi o presidente da Fecam e, naquele momento, deliberamos para ter esse espaço reservado, com computadores e estrutura necessária, para que os prefeitos possam fazer seu expediente quando visitam a Casa. Será um espaço aconchegante. Fui prefeito de 2001 a 2008 e entendo a importância deste local, dentro da Alesc, onde as lideranças podem discutir ideias, trocar experiências e, desta vivência coletiva, criarem ações e projetos para o bem dos municípios e do povo de nosso Estado”, explicou o presidente da Alesc.

Mauro de Nadal reforça que atualmente o Parlamento já possui uma sala destinada aos vereadores e agora cederá esse espaço para atender os prefeitos. O presidente da Fecam, Clenilton Pereira, destaca que quando um prefeito chega a Florianópolis a casa dele é a Assembleia Legislativa.

“Antes de qualquer coisa ele visita a Alesc, porque aqui está o deputado que representa o município, mas nem sempre quando ele chega o deputado está na Casa, então ele fica meio à deriva, seja qual for o prefeito ou vice-prefeito. Ter esse espaço dará uma condição melhor. Essa sala não será somente dos prefeitos e, sim, dos municípios”, comentou Pereira.

Homenagem
O ex-deputado estadual Genésio Goulart (MDB) faleceu em março deste ano, aos 67 anos. Ele foi vereador de Tubarão (1992-1996) e prefeito do município (1997-2000). O ex-parlamentar havia sido diagnosticado em 2009 com uma doença degenerativa e precisou passar por uma cirurgia de emergência no início deste ano no Hospital Socimed, de onde foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Goulart nasceu em Tubarão, em 10 de abril de 1954. Apesar de formado como técnico agrícola, construiu carreira em atividades empresariais. Após o primeiro mandato eletivo como vereador, chegou ao comando da cidade filiado ao MDB.

Como prefeito, presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Também presidiu a Coopercampo e foi membro dos conselhos fiscais da Associação Comercial e Industrial de Tubarão (Acit) e do Sindicato dos Transportes, além de ter presidido o Conselho Curador da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Em 2003, com 27.971 votos, foi eleito deputado estadual para a 15ª Legislatura (2003-2007). Naquele mandato, integrou as comissões de Legislação Participativa; Economia, Ciência, Tecnologia e Minas e Energia; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Saúde. Alcançou a reeleição em 2007, com 33.293 votos, para a 16ª Legislatura (2007-2011), período em que atuou nas comissões de Saúde; Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher; Educação, Cultura e Desporto; e Legislação Participativa.

Voltar