Alesc celebra os 68 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular
Os 68 de fundação no Brasil da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) foram celebrados na noite desta segunda-feira (18) em uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A solenidade, que reuniu lideranças políticas e empresariais, pastores, missionários e fiéis da igreja, foi proposta pelo deputado Jair Miotto (PSC).
Originária dos Estados Unidos, a Igreja do Evangelho Quadrangular chegou ao Brasil no dia 15 de novembro de 1951, por meio do pastor Harold Williams e de sua esposa, Mary Williams, que fundaram o núcleo inicial no estado de São Paulo.
Conforme Miotto, que também é pastor da IEQ, em Santa Catarina a igreja aportou em 1956, por Joinville, e atualmente conta com mais de 800 templos oficializados, além de casas de paz, células e congregações, onde atuam cerca de 3,8 mil pastores.
Na ocasião, ele qualificou as instituições religiosas como as principais parceiras do Estado no atendimento à população. “Creio que o setor da sociedade que mais coopera com o poder público é a igreja. São os cristãos, as religiões, que promovem o bem, que restauram casamentos, que tiram os jovens das drogas. É o setor que mais contribui para a coesão social, que resgata as pessoas de uma situação de marginalidade e as transformam em pessoas produtivas, com sonhos, com objetivos, com projetos de ser alguém na vida, de estudar, de trabalhar, de fazer o bem e ajudar as pessoas.”
Durante a sessão especial, foram homenageados os 35 pastores mais antigos da IEQ ainda no exercício da função. “É um reconhecimento a toda essa história, a todo o trabalho desses valorosos pastores aqui do nosso estado”, disse Miotto.
Um dos homenageados da noite, o pastor Narcizo Parisoto, que exerce a presidência da IEQ no estado, comentou o significado da solenidade realizada pela Assembleia Legislativa. “Esta homenagem motiva, anima e dá coragem, pois é uma forma de reconhecimento ao trabalho sério que é feito, com muita responsabilidade e compromisso, por estes missionários.”
Já pela Igreja do Evangelho Quadrangular falou o vice-presidente nacional da instituição, o deputado federal Jefferson Campos (PSB-SP). Ele destacou a evolução do movimento evangélico e a sua crescente representação nos espaços sociais e políticos do país. “Eu sou evangélico de nascimento, de berço, e nós vimos muitas fases da igreja. Onde éramos deixados de lado, não participávamos da vida política, da vida social dos estados e do nosso país. A igreja vem crescendo de uma forma assombrosa, hoje a população brasileira já é formada por mais de 30% de evangélicos, fazendo um trabalho social, um trabalho espiritual, um trabalho de restauração de vidas que o próprio Estado não consegue fazer.”
Na ocasião, ele agradeceu à homenagem prestada pelo Parlamento catarinense. “Ver esta casa de leis tão bem representada pelos seus parlamentares e pelo nosso deputado Jair Miotto é um motivo de orgulho para nós. Como vice-presidente nacional da Igreja, representando nesse ato o presidente nacional, pastor Mário de Oliveira, receber este reconhecimento pelo trabalho político e social desenvolvido por nós é um motivo de muita alegria.”
Homenageados
- Igreja do Evangelho Quadrangular, representada pelo seu vice-presidente, o deputado federal Jefferson Campos
- Narcizo Parisotto, pastor
- Noely ruas parisotto, missionária
- Felisberto Reinert, pastor
- Jacintho Custódio, pastor
- Rosemari Ineida da Silva, pastora
- Anair Degracia Druzik, pastora
- Leonir Vieira de Oliveira, pastor
- Angelina Portal Lopez, pastora
- Hulda Aparecida Meira Furlani, pastora
- Altair Angelo Vendruscolo, pastor
- Maria Salete Lemos Pontes, pastora
- Antônio Anchieta, pastor
- Ada Aparecida Lopes, pastora
- Luiz Evangelista Peixoto, pastor
- Manoel João Anchieta, pastor
- Isaac Nascimento de Almeida, pastor
- Luiz Wenceslau Ignácio, pastor
- Anivaldo Manoel de Souza, pastor
- José Rodrigues de Araújo, pastor
- Vergínia Cardoso Fabre, pastora
- Olírio Lemes Pinheiro, pastor
- Antônio Gomes, pastor
- Enio Popp, pastor
- João Batista C. dos Santos, pastor
- Valdeci Machado, pastor
- Adelir Araújo Goulart, pastora
- Amos Brandel, pastor
- Ariovaldo Rogério Ribeiro da Silva, pastor
- Ademir Laurindo Cadini, pastor
- Adão Palhano Filho, pastor
- Augustinho Alves de Paula, pastor
- Romildo Nunes, pastor
- José Domingos R. Santos, pastor
- Elveni Lúcia Graeff Garcia, pastora
- Dilson Paiva, pastor
- Joceli de Souza Ribeiro, pastora
- Nelson Schlickmann pastor
Agência AL