Alesc celebra os 60 anos de São Ludgero com sessão solene
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta segunda-feira (6), uma sessão solene para comemorar os 60 anos da de emancipação político-administrativa do município de São Ludgero. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em São Ludgero, e reuniu lideranças políticas e representantes de entidades sociais.
Na ocasião também foram homenageadas 25 instituições e personalidades que integram a história da cidade e contribuem de forma significativa para o seu desenvolvimento.
Na abertura, um vídeo descreveu a trajetória do município, que foi povoado por imigrantes alemães, por volta de 1870, e que atualmente conta com aproximadamente 14 mil habitantes. A conformação em unidade administrativa, entretanto, só aconteceria oficialmente no dia 12 de junho de 1962, com a união de duas localidades desmembradas de Braço do Norte, Colônia e São Ludgero, da qual herdou o nome.
Autor da proposição para a realização da sessão solene, o deputado Volnei Weber (MDB), falou da alegria por estar homenageando a terra onde nasceu, e que vem alcançando índices importantes, como ser a única cidade brasileira a contar com a canalização e tratamento de 100% do seu esgoto, tanto na zona urbana quanto na rural, além de ter a quase totalidade da sua malha viária pavimentada.
Em seu pronunciamento, ele também destacou o trabalho realizado pela população e suas instituições em prol do desenvolvimento local. “Obrigado a todos vocês que acreditam em nosso município, que trabalham incansavelmente pelo seu crescimento. Por aqueles que escolheram esse chão, essa terra, e esse povo, para juntos edificarem suas residências e suas famílias.” No encerramento da solenidade, o próprio Weber também foi homenageado pelo Poder Executivo de São Ludgero por sua atuação como prefeito do município por dois mandatos.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck (MDB), por sua vez, agradeceu à Assembleia Legislativa pelo reconhecimento ao município e aos são-ludgerenses, pessoas que, conforme disse, “todos os dias levantam cedo com o propósito de trabalhar e terminar o dia descansadas por ter feito o seu melhor”.
Já o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Jorge Luiz Koch, falou sobre o crescimento de São Ludgero ocorrido nos últimos anos. O gestor, que também é prefeito da vizinha Orleans, afirmou que o trabalho realizado pelos são-ludgerenses traz benefícios para toda a região. “Trago aqui os nossos cumprimentos, os abraços, do nosso povo. O trabalho de vocês é o nosso trabalho e a gente sabe o quanto São Ludgero cresceu nos últimos anos.”
Desenvolvimento econômico e social
Os resultados apresentados por São Ludgero nas áreas social e econômica foram o foco de outros pronunciamentos realizados durante a noite.
O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) observou que o município, que tem a economia baseada nos setores plástico, moveleiro e agropecuário, possui elevada renda per capita, com outros índices, como baixa taxa de mortalidade infantil e escolaridade da população, tornando-o destaque também em desenvolvimento humano. “Por isso nós estamos aqui, para prestigiar esse momento importante, para estar ao lado da Assembleia Legislativa e podendo contribuir, de forma simples, mas expressiva e atuante, nesses avanços que São Ludgero conquista no cenário catarinense e nacional”, disse.
Falando sobre o bom momento vivido por São Ludgero, a deputada Ada de Luca (MDB) buscou colocar em evidência também as diversas lideranças políticas que se sucederam na administração do município. “A cidade deve o seu crescimento, o seu desenvolvimento, pela sua gente, pelo seu povo, mas também por outra razão, que pouca gente valoriza, pelos seus gestores. Parabéns ao atual gestor e aos que passaram por aqui.”
Veja aqui mais fotos do evento.
Homenageados
- Poder Executivo Municipal de São Ludgero;
- Câmara Municipal de São Ludgero;
- Hospital Santa Teresinha;
- Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale);
- Câmara de Dirigentes Lojistas de São Ludgero;
- Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero);
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Ludgero;
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero;
- Rotary Club de São Ludgero;
- Lions Clube de São Ludgero;
- Ibaneis Lembeck, prefeito de São Ludgero;
- Ademir Gesing, prefeito de São Ludgero de 2005 a 2008 e de 2009 a 2011;
- Donilo Della Giustina, prefeito de São Ludgero de 1977 a 1983 e de 1993 a 1996;
- Cláudio Becker, prefeito de São Ludgero de 2011 a 2012;
- Matias Weber, prefeito de São Ludgero de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000;
- Escola de Educação Básica de São Ludgero;
- Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae);
- Paróquia São Ludgero;
- Igreja Evangélica Assembleia de Deus;
- Associação São-Ludgerense de Assistência Social (ASAS);
- Sociedade Esportiva e Recreativa São Ludgero (SER);
- Associação Cultural de Artes Marciais Team Blasius;
- Associação São Ludgero de Karatê;
- Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Ludgero e Região;
- Centro de Tradição Gaúcha Beira Rio.
AGÊNCIA AL