Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/10/2017 - 08h16min

Alesc celebra os 150 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira (23), uma sessão especial em homenagem aos 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, com 90 anos de atuação em Santa Catarina. A solenidade, realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, reuniu representantes da Igreja Católica, integrantes de poderes e órgãos públicos e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Falando em nome dos homenageados, a reverenda Maria de Fátima Schwamberger traçou um histórico da entidade, fundada no dia 28 de outubro de 1867, na cidade de Schweich, Alemanha, pela Madre Alphonsa Kuborn.

De acordo com Maria de Fátima, que atua como superiora da província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São José, a vinda da congregação para o Brasil aconteceu em 1926, por intermédio da Ordem dos Frades Menores e a pedido do governo do Paraná, para tratar dos atingidos pela hanseníase.

No ano seguinte, foi a vez de Santa Catarina, com as Irmãs Franciscanas se instalando em Angelina, de onde expandiram seus serviços em saúde, educação e assistência social para 23 outros municípios, mantendo 53 fraternidades e casas de formação. Atualmente, além da Alemanha e do Brasil, a congregação também se faz presente na Holanda, Itália, Angola, Honduras e Haiti.

“Somos imensamente agradecidas por este momento especial de comemoração. Não por que mereçamos ou nos sintamos dignas de alguma homenagem, mas porque podemos contar com todos vocês. Render graças a Deus por ter contado conosco no serviço do seu reino e por ter olhado por nós, conduzindo-nos com sua misericórdia em nossa missão nesses 150 anos, nos diversos países onde estamos, também no Brasil e aqui em Santa Catarina”, afirmou ela.

O arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, observou que, passado quase um século de atuação em Santa Catarina, a Congregação das Irmãs Franciscanas mantém em suas obras o mesmo espírito comunitário herdado de suas fundadoras. “Penso que esta obra que as irmãs realizaram, primeiro presença no meio da gente simples da colônia, é parte importante história nosso estado. A presença em hospitais e escolas fizeram a diferença na construção da nossa sociedade e por isso, somos muito, muito agradecidos.”

Proponente da sessão, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), também agradeceu o empenho e dedicação das Irmãs Franciscanas em meio às comunidades onde estão inseridas.  “Mesmo com todas as crises já ocorridas no nosso sistema de saúde, vocês mantiveram a excelência nos atendimentos, salvando vidas a qualquer custo. O meu muito obrigado”.

Já a reverenda Rosa Ada Morelli, superiora-geral da congregação, sediada em Curitiba, agradeceu às diversas forças que atuaram em auxílio entidade ao longo dos anos. “Temos consciência de nossa parcela em contribuição à família brasileira, mas sabemos também que estamos muito aquém das necessidades que vemos e do que gostaríamos de fazer. Nada, porém, fizemos sozinhas por nossas forças, por isso, nossa profunda gratidão a Deus, o iniciador e sustentador de nossa congregação, à Igreja, que nos acolheu e ajuda, bem como a todos que nesses 90 anos de presença em Santa Catarina ajudaram a escrever a nossa história.”

Presentes à solenidade, o deputado federal Espiridião Amin (PP-SC), e o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), e também se manifestaram em apoio às Irmãs Franciscanas. “Queremos o extraordinário dom do agradecimento para pedir a Deus saúde, paz e felicidade a quem, com alegria, serve a nossa sociedade. E, além dessas bênçãos, que Deus possa multiplicar os bons exemplos praticados por esta congregação”, disse Amin.

Pinho Moreira, por sua vez, destacou a atuação das religiosas nas áreas da educação e da saúde, por meio de instituições como o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Conceição (Angelina), o Hospital Maternidade Maria Auxiliadora (Presidente Getúlio) e o Hospital Bom Jesus (Ituporanga), todos com 90% do atendimento realizado pelo SUS, e o Centro Educacional Menino Jesus (Florianópolis). “Por minha atividade política, conheço este trabalho vital e fundamental realizado nos municípios. Por tudo isso a homenagem é justa e, em nome do governo de Santa Catarina, me associo às homenagens a todos pela dedicação em fazer o bem.”

Homenageados
Na solenidade foram concedidas placas às instituições ligadas à congregação, e certificados às pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento e fortalecimento.

  • Reverenda Rosa Ada Morelli, em nome da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, com sede geral em Curitiba;
  • Reverenda Maria de Fátima Schwamberger, em nome da Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Congregação das Irmãs Franciscanas de São José;
  • Reverenda Stella Ortmeyer, representada no ato pela revenda Luciana Groh, em nome do berço da Congregação das irmãs Franciscanas de São José/Schweich (Alemanha);
  • Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, em nome da Arquidiocese de Florianópolis;
  • Frei Gentil de Lima Branco, em nome da Ordem dos Frades Menores Província da Imaculada Conceição;
  • Reverenda Maria Heerdt, em nome do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, de Angelina;
  • Reverenda Edelir Stüpp, em nome do Hospital Bom Jesus, de Ituporanga;
  • Reverenda Maria Aurélia Pauli, em nome do Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora, de Presidente Getúlio;
  • Reverenda Marli Catarina Schlindwein, em nome do Centro Educacional Menino Jesus;
  • Reverenda Teobaldina Clasen, em nome da Fraternidade de Angelina: Casa Mãe das Irmãs Franciscanas de São José no Brasil;
  • Reverenda Maria Rosenildes Xavier, em nome das missões “Ad Gentes” das Irmãs Franciscanas de São José;
  • Dom João Francisco Salm, em nome da família Gorges;
  • Celeste Kretzer Andrade, em nome das famílias Kretzer e Koerich;
  • Reverenda Maria Eliza de Brida. Em nome da Congregação das Irmãs da Divina Providência;
  • Reverenda Valéria Martins Nazário;
  • Gilberto Orlando Dorigon, prefeito de Angelina, em nome da comunidade do município;
  • Padre João Boeing, em nome da comunidade de Vargem do Cedro;
  • Padre Alceoni Berkenbrock, em nome da comunidade de Barreiros, São José;
  • José Germano Fuck;
  • José Pereira Alves, o professor Zequinha;
  • Glauco José Corte, presidente da Fiesc;
  • Aldo Bez;
  • Laudares Capella;
  • Lúcia Freiberger;
  • Lothar Stein.
Voltar