Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2024 - 12h04min

Ajuda a produtores de leite e despedida do Parlamento são destaques na sessão

Imprimir Enviar
Os deputados Emerson Stein, Carlos Humberto e Oscar Gutz na sessão ordinária desta quinta-feira (27)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Programa Leite Bom SC, lançado pelo governo do Estado este ano, pretende beneficiar mais de 22 mil produtores catarinenses com a oferta de R$ 300 milhões em apoio ao setor leiteiro nos próximos três anos. A iniciativa foi enaltecida pelo deputado Oscar Gutz (PL) na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (27). “Eu já fui produtor de lei e sei a dificuldade que o agricultor vinha passando”, disse.

O programa é um pacote de medidas divididas em três ações: decreto para suspender a concessão de incentivos fiscais na importação de leite e derivados por Santa Catarina, financiamentos aos produtores e incentivos fiscais para a indústria leiteira. “Quero registrar aqui meu agradecimento à Epagri, à Secretaria de Estado de Agricultura e ao governador Jorginho Mello. Nós, como políticos e gestores, temos o dever de ajudar os nossos produtores”, afirmou Gutz.

O parlamentar foi o proponente de audiências públicas realizadas ao longo de todo o ano passado para debater a situação dos produtores de leite. Houve encontros nos municípios de Seara, São Miguel do Oeste, Presidente Getúlio e Braço do Norte. “O agricultor que foi nessas audiências públicas fez o seu papel, brigou pela sua bandeira”, destacou.

Segundo a Epagri, o programa Leite Bom SC está atualmente na fase de elaboração de projetos para financiamentos e subvenção de juros por meio do Pronampe Leite SC e Financia SC Leite. Os produtores já receberam as orientações nos escritórios locais da Epagri e a etapa agora é de elaboração dos projetos para acessar esses programas, que irão tramitar pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Despedida
O deputado Cleiton Fossá (MDB) se despediu do Parlamento Catarinense. Fossá é o quinto suplente do MDB na Alesc e ocupou a vaga do deputado Antídio Lunelli (MDB), que se licenciou por 30 dias por motivos particulares.

“Com gratidão, compartilho aqui a conclusão de um ciclo importante da minha vida pública. Nesse tempo que estive como deputado estadual, busquei honrar cada voto que recebi, honrar a cidade e a região onde nasci [Chapecó] e esse estado maravilhoso, que é Santa Catarina”, ressaltou Fossá.

Manifestaram-se acerca da despedida de Cleiton Fossá os deputados Neodi Saretta (PT), Emerson Stein (MDB), Altair Silva (PP), Massocco (PL), Carlos Humberto (PL), Jair Miotto (União) e Rodrigo Minotto (PDT).

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Saiba Mais

Voltar