Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2014 - 18h06min

Agricultores familiares visitam o parlamento e pedem cumprimento de lei

Imprimir Enviar

Quem passou pelo hall da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 21, pode perceber uma mesa farta de produtos coloniais como frutas, geleias e pães, além de mudas de árvores frutíferas, produzidos por agricultores familiares da região de Ibirama, que fazem parte do programa Acolhida na Colônia.

Eles vieram ao parlamento expor seus produtos e pedir que a Assembleia reivindique ao governo do Estado o cumprimento da Lei 14.361, de 2008, que estabelece a política estadual de apoio ao turismo rural na agricultura familiar em Santa Catarina.

O grupo foi recebido pela deputada Ana Paula Lima (PT), que mais cedo havia feito uma manifestação sobre o tema no plenário. Ela entregou uma moção ao presidente em exercício, deputado Joares Ponticelli (PP), solicitando que a Casa cobre do governo a regulamentação da lei. “Não basta aprovar o projeto é preciso garantir seu cumprimento, oferecendo aos agricultores familiares o direito à seguridade especial, ao uso de nota de produtor rural e à opção de não se constituírem como microempresas”. 

De acordo com Luzia Cuzik, presidente da Associação Vale das Tradições, Santa Catarina é o único estado do Brasil que desenvolve o projeto Acolhida na Colônia, composto por 180 famílias. A proposta é valorizar o modo de vida no campo, através do turismo rural sustentável e do ecoturismo. Ela explica que esta é uma alternativa encontrada para que as famílias consigam uma renda extra, permitindo a permanência no campo.

O programa

As famílias cadastradas recebem os turistas através de agendamento. São oferecidas hospedagens simples e aconchegantes, com direito a mesas fartas e passeios pelas terras. Há também as propriedades que oferecem atividades, sem hospedagem. Os proprietários abrem suas casas, dando oportunidade para que os turistas vivenciem o dia-a-dia no campo, com objetivo de compartilhar histórias, cultura e as paisagens locais. Os serviços são planejados e organizados pelas famílias, que garantem a qualidade dos produtos e serviços, e preços acessíveis.


 

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar