Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/08/2024 - 12h30min

“Agosto Lilás” é um dos destaques em Sessão na manhã desta terça-feira (6)

Imprimir Enviar
Deputado Mário Motta (PSD), falou sobre mês de conscientização sobre a violência de gênero.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O “Agosto Lilás”, mês de conscientização para o fim violência de gênero, instituído por meio da Lei Federal 14.248/2022, foi um dos destaques em Sessão Plenária realizada pelos parlamentares na manhã desta terça-feira (6) na Alesc.

O deputado Mário Motta (PSD) repercutiu a campanha organizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em alusão ao mês, com a realização de diversas atividades, entre exposições, debates e seminários.

Uma das ações elencadas pelo parlamentar é a mostra “As Cores de Cada Vida”, que apresenta retratos estilizados, pintados em telas por artistas catarinenses, com mulheres vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio em diferentes municípios do Estado. A exposição, que integra o programa da Polícia Civil “Por elas” também já foi apresentada na Assembleia Legislativa, em 2023.

“Estes retratos me tocaram profundamente, porque cada vida perdida é uma história interrompida, um futuro roubado. Amanhã (07/08) celebramos 18 anos da Lei Maria da Penha, que é marco fundamental na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Que essa data nos inspire a continuarmos lutando pelo fim da violência contra a mulher”, finalizou.

Contaminação de lagoa em Capivari de Baixo

O deputado Estener Soratto (PL), repercutiu em tribuna a preocupação com a contaminação, por produtos químicos, de lagoa no bairro Ilhotinha, no município de Capivari de Baixo, na região sul, após a falência de empresa instalada na região, que deixou o passivo ambiental.

“Encaminhamos indicação ao governo do Estado sugerindo que o Executivo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde e o Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Fundo de Bens Lesados, utilizem estes recursos para a reparação desta área”.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar