Agentes reivindicam aprovação de PL em tramitação na Assembleia
Agentes de trânsito de nove municípios catarinenses se reuniram, na tarde desta terça-feira (11), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), para pedir a aprovação do Projeto de Lei (PL) 271/2014, de autoria do deputado Darci de Matos (PSD), em tramitação desde o mês passado. A proposta trata do exercício da atividade de agente do trânsito em Santa Catarina.
Segundo José Carlos Aguiar, do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Sindatran), o projeto de lei estabelece as atribuições desses profissionais, diferenciando-as das forças de segurança (guardas municipais, Polícia Militar) e padronizando a atuação dos agentes em todo o estado, inclusive com a criação de um único tipo de uniforme, a definição de piso salarial estadual e a realização de capacitações profissionais.
“Os agentes têm um papel importante, tendo em vista a maneira como o trânsito impacta na vida de todos”, afirmou Aguiar. “O objetivo do projeto de lei é criar condições para que os agentes possam melhor atender a população”. Estima-se que em Santa Catarina haja de 600 a 700 agentes de trânsito.
O deputado Romildo Titon parabenizou os agentes de trânsito pela mobilização e se comprometeu a dar atenção ao projeto de lei.
Agência AL