Agência AL completa 10 anos nesta terça-feira (1º)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
O site da Agência AL, a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, completa 10 anos nesta terça-feira (1º). Lançada 1º de novembro de 2012, a página surgiu com o propósito de unificar toda a produção jornalística dos veículos da Diretoria de Comunicação Social da Alesc.
O site foi idealizado também com o objetivo de aumentar o alcance das notícias da Assembleia, produzidas pela Agência AL, Rádio AL e TVAL, permitindo que a imprensa e o público em geral tivessem, em um mesmo espaço, acesso às reportagens e imagens produzidas pela Casa e pelos assessores de imprensa dos gabinetes dos deputados. Desde seu lançamento, foram quase 3,5 milhões de acessos, de 2 milhões de usuários diferentes.
A Agência AL surgiu juntamente com o site, em substituição ao jornal impresso AL Notícias, que, entre 1999 e 2011, veiculou semanalmente as informações do Parlamento catarinense por todo o estado. Ela é responsável pela produção dos textos e fotos sobre as atividades parlamentares, além de reportagens especiais.
Em 10 anos, foram veiculadas quase 12 mil matérias, 9,3 mil galerias fotográficas, além de 14 mil notícias produzidas pelos gabinetes e 300 reportagens especiais. Todo o conteúdo é reproduzido por jornais e sites de todo o estado.
A Rádio AL elabora boletins e reportagens com a cobertura dos fatos que acontecem na Assembleia Legislativa. Em 10 anos, a equipe de reportagens produziu 10,8 mil matérias, que são veiculadas diariamente por dezenas de emissoras de rádio de Santa Catarina.
Já a TVAL, além de transmitir ao vivo as sessões, reuniões e principais atividades do Parlamento, também produz reportagens que são disponibilizadas na Agência AL e no canal do Youtube da Assembleia. Nesses 10 anos, foram quase 9,2 mil reportagens publicadas.
A Agência AL disponibiliza, ainda, todo o arquivo digitalizado do impresso AL Notícias, além do relatório anual sobre o Parlamento. Reportagens especiais sobre Santa Catarina e coberturas histórias, como os processos de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) também podem ser consultadas no site.
“São números expressivos que nos deixam felizes e orgulhosos que mostram a importância desse serviço que é prestado pela Diretoria de Comunicação Social, que leva as informações do Parlamento catarinense que é a grande caixa de ressonância da política e da democracia do estado”, comenta o coordenador da Agência AL, Nikolas Stefanovich. “A capilaridade da Agência AL é incrível. Chegamos a todos os pontos do estado, por meio dos veículos de comunicação, e também em cada cidadão catarinense, que pode acessar diretamente o site da Assembleia.”
Agência AL