Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/09/2015 - 15h23min

Aflodef e Assembleia comemoram Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

Imprimir Enviar
Evento reuniu pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área na Assembleia Legislativa. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemoraram na tarde desta segunda-feira (21) o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. “Nós queremos vencer e não vamos deixar de vencer esta luta, com a parceria de todos podemos alcançar a inclusão social dos deficientes”, garantiu José “Zezinho” Roberto Leal, presidente da Aflodef.

O evento lotou o auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Pessoas com deficiência de todas as idades, juntamente com familiares, professores e voluntários, assistiram às palestras “Atitude ou nada” e “Atitudes que fazem a diferença”, proferidas, respectivamente, pelo professor de educação física Steven Dubner, especialista em esportes para pessoas com deficiência, e pelo consultor Eduardo Tevah.

Dubner emocionou e entusiasmou a plateia. Exibiu vários cases de pessoas encarando diferentes desafios. “Eles não sabiam que era impossível e fizeram”, explicou o professor, enquanto o telão exibia imagens de pessoas nadando sem os braços, pedalando com uma perna só, correndo sem as duas pernas e cegos marcando gols. “Nossa filosofia no Brasil é a seguinte: se as pessoas fizerem um pouco, muito pouco, grande mudanças acontecerão”, prognosticou Dubner.

Para o deputado José Nei Ascari (PSD), as pessoas com deficiência têm motivos para celebrar a data. “Temos conquistas importantes para comemorar, mas também temos muita coisa pela frente e talvez os principais desafios a vencer sejam o preconceito e a colocação em prática de direitos assegurados pela lei”, avaliou o parlamentar, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Lamentavelmente muitos (direitos) ainda estão no papel, compete ao poder público executar a lei, mas também é responsabilidade de todos os cidadãos”, lembrou.

21 de setembro
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1982. O objetivo foi associar a luta desse público com o Dia da Árvore e a chegada da primavera, significando uma vida nova para as pessoas com deficiência. A data foi oficializada pela Lei Federal nº 11.133/2005 para se constituir em um dia de reflexão sobre a luta diária dos deficientes e suas famílias, bem como para divulgar conquistas e cobrar direitos.

Feirão do emprego
O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) realizará no sábado (26), em Florianópolis, o primeiro feirão do emprego para pessoas com deficiência. O evento acontecerá na Escola Técnica Federal e contará com a participação de 40 empresas.

Segundo o MPT-SC, cerca de 180 empresas foram notificadas para cumprir as cotas de emprego para pessoas com deficiência no estado. “Queremos fazer com que as pessoas tomem conhecimento dessas vagas de emprego, todos terão oportunidade de entregar o currículo para a área de recursos humanos dessas empresas”, informou Quézia Araújo Nieves Duarte Gonzalo.

A procuradora garantiu que o MPT-SC acompanhará os desdobramentos das entrevistas realizadas no feirão. “Haverá acompanhamento porque a dificuldade não é só inserir, mas principalmente manter o emprego do deficiente”, informou Quézia, que fez um apelo aos participantes do evento para divulgar nas redes sociais o feirão do MPT-SC.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar