Aeroporto de Jaguaruna inicia oficialmente suas operações
Santa Catarina passa a contar com uma das maiores pistas para pouso e decolagem do Sul do país. Um ato público realizado na manhã desta sexta-feira (4) deu início oficialmente às operações do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul do estado. Na última terça-feira (1º), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a homologação da pista, última etapa para que o aeroporto pudesse entrar em operação.
Iniciado em 2006, o empreendimento ocupa uma área de 311 hectares e conta com uma pista para pousos e decolagens de 2,5 mil metros de extensão por 30 metros de largura, com capacidade para receber aeronaves como o Boing 737. Segundo o governo estadual, os investimentos passaram de R$ 60 milhões, incluindo a construção de um acesso à BR-101 e a instalação de equipamentos de navegação.
O aeroporto será administrado pela RDL. Segundo o gerente de Operações da empresa, Fernando de Castro, ainda não há previsão para a realização do primeiro voo comercial. "Vamos reiniciar o contato com as companhias aéreas, que estava parado pois estávamos no aguardando da homologação. Trata-se agora de uma negociação delicada, mas esperamos iniciar os voos regulares o quanto antes", disse.
Castro informou que, num primeiro momento, Gol e TAM demonstraram interessem em operar no Aeroporto Regional Sul. "As rotas serão definidas pelas companhias aéreas, mas acreditamos que as principais serão as que ligam a São Paulo e a Porto Alegre".
Enquanto os voos regulares não chegam, o aeroporto estará aberto das 6 às 22 horas, para voos de instrução e aeronaves regionais. A expectativa é que as rotas atualmente disponíveis no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilinha, sejam transferidas futuramente para o novo aeroporto.
Conquista
Dezenas de autoridades, entre elas o governador Raimundo Colombo (PSD) e o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), participaram do ato público que iniciou oficialmente as operações no aeroporto. A aeronave que trouxe o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) foi uma das primeiras a pousar no novo aeroporto. Em seguida, desceu o jatinho trazendo o governador, o presidente da Assembleia e secretários estaduais, entre eles Valdir Cobalchini, da Secretaria de Estado de Infraestrutura.
Para Raimundo Colombo, o início das atividades do Regional Sul é um marco para o desenvolvimento do Sul do estado. "Obras como essa são vetores fundamentais para o progresso da região, que terá, juntamente com a BR-101 e o Porto de Imbituba, uma independência de infraestrutura, que vai proporcionar riqueza e maior qualidade de vida à população".
O deputado Joares Ponticelli destacou que, novamente, a união dos deputados que representam o Sul do estado foi fundamental para que o aeroporto entrasse em funcionamento. "Quando assumimos a presidência da Assembleia, no ano passado, a conclusão do aeroporto de Jaguaruna foi um dos nossos primeiros compromissos. Essa é mais uma vitória da união dos políticos do Sul", afirmou.
Parlamentares que representam o Sul de Santa Catarina em Florianópolis e em Brasília compareceram ao evento, entre eles a deputada licenciada Ada Faraco de Luca (PMDB), que deixa a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania nesta semana para retornar ao Parlamento estadual, e o deputado licenciado Altair Guidi (PPS).
Para Valmir Comin (PP), o início das atividades em Jaguaruna dá mais segurança para que os investidores possam trazer recursos para a região. "O aeroporto de Jaguaruna, juntamente com o Porto de Imbituba e a duplicação da BR-101, formam o tripé do desenvolvimento do Sul do estado", destacou Manoel Mota (PMDB).
Dóia Guglielmi (PSDB) afirmou que o potencial de crescimento do Sul será melhor explorado com as atividades do aeroporto, que passa a ser considerado um dos mais modernos do país. "É uma obra vital para o Sul do estado, aguardada pela população há muito tempo. Com o trânsito congestionado para a capital, facilitará muito o acesso da região ao transporte aéreo", completou José Nei Ascari (PSD).
Agência AL