Aeroporto de Jaguaruna estará pronto para operar em outubro
O aeroporto de Jaguaruna, no Sul do estado, começará a operar em outubro. O anúncio foi feito por Fernando Linhares de Castro, superintendente da RDL Aeroportos, empresa que detém a concessão de operação do aeroporto, durante reunião na Presidência da Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (13). Participaram do encontro o presidente do Parlamento, deputado Joares Ponticelli (PP), o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, deputados e autoridades do Sul de Santa Catarina.
“Estamos bem adiantados, 95% da documentação está encaminhada”, garantiu Linhares. De acordo com o representante da RDL, a empresa já iniciou negociações com Gol e TAM e há reuniões agendadas com as empresas Azul e Avianca.
Largura da pista
Linhares informou que não há restrição legal para as empresas operarem em pistas com nove metros de largura. “A TAM opera com Airbus A320 em pistas com nove metros”, explicou, acrescentando, no entanto, que as empresas, por causa do risco, podem decidir não pousar e decolar em pistas de nove metros.
O secretário de Infraestrutura explicou que já tem projeto de alargamento da pista e que as obras podem ser executadas com o aeroporto em operação. “O projeto de alargamento está pronto, será protocolado amanhã, em Brasília. A obra pode acontecer sem prejuízo da operação, é rápida e barata”.
Acompanharam a reunião os deputados José Milton Scheffer (PP), Altair Guidi (PPS), Dóia Guglielmi (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Valmir Comin (PP), os secretários regionais de Tubarão e Braço do Norte, os prefeitos e os presidentes das câmaras municipais de Sangão e Jaguaruna e representantes da RDL Aeroportos.
Agência AL