Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2014 - 13h35min

Aeroporto de Jaguaruna, equoterapia e rodovias: temas da sessão de quinta

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária. Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

O deputado Valmir Comin (PP) comemorou os resultados de reunião realizada na última quarta-feira no Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), em Brasília, para tratar da liberação do aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. Do encontro, no qual participaram o governador Raimundo Colombo, o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e o diretor do instituto, coronel aviador Ricardo Elias Cosendey, ficaram acertados os últimos detalhes técnicos de cartografia necessários à entrada em operação do aeroporto, prevista para março ou abril, disse o parlamentar na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (27).

Os trabalhos finais visando garantir a segurança dos pousos e decolagens e estabelecer todas as rotas de vôos serão realizados paralelamente pelo ICA e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). “Trata-se de uma conquista muito grande. Uma reivindicação das lideranças políticas do sul do estado que passa a ser realidade”, ressaltou Comin.

Comissão investigará caso de agricultor
Reno Caramori (PP) repercutiu a notícia de execução pelo Banco do Brasil de propriedade rural de cinco alqueires do agricultor catarinense Marcos Winter devido a uma dívida de R$ 1.387. O caso teria acontecido em 1997 no município de Matos Costa.

O parlamentar afirmou que apresentará um requerimento junto à Comissão de Agricultura e Política Rural para apurar os supostos erros judiciais que motivaram o fato. "Não é possível que a imprensa informe e esse Poder aceite tudo passivamente. Acho que temos a obrigação de mostrar a veracidade dos fatos".

"É um absurdo o que fazem com os pequenos agricultores do estado, cujo poder público está voltado a atender os interesses do agronegócio", afirmou em apoio o deputado Sargento Amauri Soares (PSOL).
 
Equoterapia na PM de Joinville
Kennedy Nunes (PSD) anunciou apoio a projeto idealizado pela Polícia Militar de Joinville visando disponibilizar à sociedade a estrutura das unidades de cavalaria para prática da equoterapia. O parlamentar afirmou que vai buscar, por meio de emenda parlamentar, o repasse de R$ 500 mil para o serviço que terá como público alvo crianças carentes com deficiência. "É um trabalho extraordinário. Só quem vê percebe o progresso que traz para as pessoas em reabilitação. Certamente vai se tornar referência para todo o estado".

Crescimento do país
Jailson Lima (PT) destacou o índice de crescimento de 2,3% na economia brasileira com os setores da agropecuária, serviços e indústria puxando a alta. "Apontem outros países, tirando China e Índia, que tiveram um índice como esse. Não há nem dez, sobretudo com pleno emprego".

Perigo na SC 108
Jean Kuhlmann (PSD) cobrou do governo do Estado manutenção e melhorias para a SC 108, que liga os municípios de Blumenau e Massaranduba. Somente nos últimos meses, disse o parlamentar, nove pessoas já perderam suas vidas em função da precariedade da rodovia. "É lamentável essa situação. Quero pedir ao presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, que dê mais atenção a este trecho, que é muito perigoso e precisa de obras como mudanças de traçados e recapeamento".

Alexandre Back
Agência AL

Voltar