Ada De Luca assume a Secretaria de Justiça e Cidadania pela segunda vez
A deputada estadual licenciada, Ada De Luca (PMDB), foi empossada secretária de Estado da Justiça e Cidadania na tarde desta segunda-feira (9). O ato de transmissão de cargo ocorreu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na Capital. Esta é a segunda vez que a parlamentar assume a pasta.
“Vamos continuar nosso trabalho na ressocialização dos apenados no estado. Vamos continuar oferecendo emprego e educação a esses homens e mulheres. Vamos devolver, aos poucos, uma coisa muito importante na vida de qualquer ser humano: a dignidade. Queremos que eles se tornem úteis para sua família e para a sociedade”, prometeu, emocionada, em seu discurso, após assinar o termo de posse para a segunda gestão à frente da pasta.
O principal foco na continuidade das ações, segundo Ada, será na abertura de novas vagas no sistema prisional de Santa Catarina, que hoje conta com 48 unidades. “Pretendemos abrir 4.355 vagas até o final de 2016”. A ressocialização de adolescentes em conflito com a lei também terá atenção especial na secretaria. “Vamos implantar penas alternativas”, planeja.
A secretária fez um breve relato das conquistas de sua gestão, a partir de 2011, quando permaneceu 2 anos e 11 meses no cargo. “Temos 9.500 apenados trabalhando dentro ou fora do sistema, e é trabalho remunerado. Temos mais de 2 mil estudando. No ano passado, 1.771 prestaram o exame do Enem”, enumerou. Ada ainda falou da redução do número de casos de fuga e disse que o estado tem o maior índice de retorno de presos após a liberação nas festas de Natal.
Presente na solenidade, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), disse que a deputada fez um excelente trabalho na primeira gestão, reconhecido no estado e nacionalmente por órgãos como o Ministério da Justiça. “A nosso pedido, ela retornou para essa função vital para o povo de Santa Catarina”, ressaltou Pinho Moreira.
Parcerias
O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, disse que o órgão vai continuar cobrando ações em favor da sociedade. “Há sim uma tensão natural de cobrança, que é o papel da OAB, mas de continuidade de uma parceria para que objetivos comuns, em favor da sociedade, sejam concluídos”.
Na mesma esteira, o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, também reconduzido ao cargo, reafirmou um trabalho conjunto com as ações das duas pastas, em favor da segurança e direitos dos cidadãos. “Vamos intensificar um trabalho conjunto, principalmente na inteligência, para que possamos antever possíveis ações criminosas”, declarou.
Os deputados estaduais Ana Paula Lima (PT), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Gean Loureiro (PMDB), Mário Marcondes (PR), Luiz Fernando Vampiro (PMDB) e Antônio Aguiar (PMDB) prestigiaram a solenidade.
Rádio AL