Acors faz balanço de ações e registra a realização de curso de assessoria parlamentar
O vice-presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (Acors), Coronel Bombeiro Militar Alexandre Correia Dutra, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (25) para apresentar um balanço das ações da entidade e registrar a realização do 1º curso de assessoria parlamentar.
Criada em 1999 e com sede em Florianópolis, a Acors tem como objetivo representar seus associados perante os poderes constituídos e instituições, defendendo seus interesses sempre que estes estiverem na eminência de serem lesados. “A entidade se mantém sempre atenta, acompanhando as propostas apresentadas, visando a manutenção da nossa investidura militar. Estamos também constantemente em reuniões com autoridades, levando as preocupações dos associados e buscando a preservação da ordem pública no estado.”
Entre as principais conquistas obtidas pela entidade ao longo dos seus 17 anos, ele citou o Decreto 660 de 2007, que regulou a atribuição da Polícia Militar na lavratura dos termos circunstanciados; a Emenda Constitucional 63 de 2012, que instituiu a carreira jurídica dos oficiais da PM; e a Lei Complementar 587, de 2013, que alterou os requisitos para o ingresso na carreira. “Elas impulsionaram a corporação para o futuro e propiciaram uma melhoria da segurança pública no nosso estado”, frisou.
Em aparte, os deputados Mauricio Eskudlark (PR) e Serafim Venzon (PSDB) ressaltaram as contribuições das corporações para a manutenção da segurança em Santa Catarina.
“A polícia é hoje a última barreira antes do caos social, então devemos valorizar sempre o trabalho por ela realizado”, disse Eskudlark.
“A sociedade deve ter bem claro que a atuação de bombeiros e policiais militares não se restringe a apagar fogo ou conter alguma movimentação, envolvendo ainda milhares de outras ações, de caráter preventivo, que levam segurança e paz à sociedade”, acrescentou Venzon.
Assessoria parlamentar
Ainda em sua fala, Dutra destacou a realização, entre os dias 22 e 26 deste mês, do primeiro curso de assessoria parlamentar oferecido pela entidade.
O objetivo da qualificação, que terá 40 horas de duração e contará com especialistas das áreas de processo legislativo e ordenamento jurídico, é capacitar os participantes a manterem um contato mais profícuo com os representantes do governo e do Poder Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. “A ideia é que o oficial esteja preparado para vir à Assembleia e dialogar com aqueles que são representantes das categorias e do povo.”
Agência AL