Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/11/2013 - 14h48min

Acordo de irmandade entre Xanxerê e cidade chinesa deve fortalecer agronegócio

Imprimir Enviar
Vereador de Xanxerê, Wilson Martins dos Santos (PSDB). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O acordo de irmandade entre Xanxerê e a cidade de Anyang, cujo protocolo de intenções foi assinado no mês de outubro na China, promete intensificar as exportações de alimentos produzidos no Oeste do estado. A afirmação é do vereador de Xanxerê, Wilson Martins dos Santos (PSDB), organizador da missão catarinense à China, que além de lideranças políticas contou com 22 empresários dos municípios de Xanxerê, Chapecó, Concórdia e Xavantina.

De acordo com Santos, o acordo de irmandade, que teve apoio dos deputados Marcos Vieira e Gilmar Knaesel, do PSDB, é um passo estratégico para a abertura do mercado chinês aos produtos catarinenses, especialmente carnes (bovina, suína e de frango), grãos e laticínios. “A cidade de Anyang possui uma população superior a de todo o estado de Santa Catarina e sua demanda por alimentos atualmente vem sendo suprida pela Austrália. Um acordo de irmandade entre nossas cidades vai trazer mais confiança e segurança aos empresários de ambos os lados, favorecendo as trocas comerciais”, disse.

Outra particularidade de Anyang, disse Santos, é de pertencer à província de Henan, que já possui acordo de irmandade com Santa Catarina, o que deve facilitar o processo. “A expectativa é que o acordo esteja finalizado até março de 2014, mas a viagem ao país oriental já começa a trazer seus primeiros benefícios. Na próxima semana chega uma delegação de empresários chineses para prospectar os primeiros negócios”, disse.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar