Acif promove painel com secretários de Desenvolvimento Econômico
Visando estimular a troca de experiência, relacionamento e mais sinergia entre os projetos municipais com foco no desenvolvimento econômico, através de políticas econômicas conjuntas na região metropolitana, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) promoveu na tarde dessa terça-feira (19) um painel econômico com os municípios pertencentes a Grande Florianópolis.
Conduzido pelo presidente da associação, Sanderlúcio Fabiano de Mira, o encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Marcelo José Melo, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Marcelo Fett, do secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Claiton Ghiggi, e do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger. Segundo Sander, a partir da apresentação dos programas e dos planos de ação econômica dos municípios é possível fortalecer o potencial das cidades através da troca de experiências. "Neste ambiente colaborativo queremos estimular boas práticas e bons relacionamentos entre os municípios", pontuou.
Durante a tarde de atividades, cada representante municipal fez uma explanação das ações desenvolvidas nos últimos anos nas quatros maiores cidades que pertencem a Grande Florianópolis. Em oito anos de atuação da secretaria, no período de 2013 a 2016, Melo destaca que foram inúmeros os projetos implantados com foco no desenvolvimento da Capital. Com destaque pra o projeto Rota da Inovação, criado em 2013, ele explica que a iniciativa pretende reunir empresas, empreendedores, moradores, instituições públicas e privadas para consolidar a inovação na capital catarinense. "A iniciativa visa uma ligação do aeroporto Hercílio Luz, no sul da ilha, até o Norte da Ilha, onde está sendo construído o Sapiens Parque". Na ocasião, o secretário disse que programas como o Empreendedor no Bairro incentiva e firma os potencias empreendedores a oficializar suas empresas, entre outras iniciativas.
Fett destacou que Palhoça é o 6º município que mais cresceu no Brasil, nos últimos 10 anos, porém a riqueza gerada na cidade não se transforma em qualidade de vida para os munícipes. Visando reverter esse fator, a prefeitura trabalha o plano “Inova Palhoça de Competitividade e Inovação” que promete transformar a economia da cidade. O programa contempla uma série de incentivos fiscais e econômicos que visam fomentar o empreendedorismo inovador e a atração de novas empresas para o município. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico baseado na chamada Nova Economia, onde um um conjunto de medidas faz parte do plano de ações estratégicas traçadas para promover uma mudança drástica no perfil econômico do município, fomentando a atração de empresas de base tecnológica, agregando valor à pauta econômica do município com menor impacto ambiental, maior rapidez na geração de receitas e uma média salarial superior ao de segmentos da chamada economia tradicional. "Precisamos inovar pra sermos competitivos."
Classificada como a 4ª maior cidade de Santa Catarina com 256 mil habitantes, com a 5ª maior economia do estado, o secretário Ghiggi revela que projetos e ações vem sendo desenvolvidos para o crescimento de São José. Com uma economia diversificada entre todos os setores, o município agrega projetos para capacitação para Microempreendedores Individuais, Feirão do Emprego, Centro de Acesso à Tecnologia e Inclusão Social, entre outros.
Com 64,488 mil habitantes, o município de Biguaçu ocupa o 27ª lugar no hanking do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. No período de 2009 a 2016, o município trabalhou um plano de estruturação. Entre suas iniciativas, o prefeito municipal destacou o projeto da dragagem e construção do moles da Foz do Rio Biguaçu, o projeto Bigua.log, que visa transformar a cidade em um Polo Logístico. "Temos um Plano Diretor atualizado que nos permiter avançar nos projetos", destacou Wollinger.
Sala de Imprensa