Abertura dos Jasc será no dia 7, mas disputas começam nesta sexta (31)
Apesar da cerimônia de abertura da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) estar marcada para a noite do dia 7 de setembro, em Caçador, as disputas por medalha terão início neste fim de semana, em Florianópolis, com duas modalidades: natação e remo. Isso ocorre porque a cidade sede dos jogos deste ano não conta com locais de competição adequados para essas duas modalidades.
As provas da natação começam nesta sexta-feira (31), no Clube 12 de Agosto, no bairro Coqueiros. São 16 cidades inscritas no masculino e 13 no feminino. As disputas seguem até domingo (2), sempre no período da manhã e da tarde.
Já o remo terá 13 municípios na briga por medalhas. As provas começam no sábado (1º) e prosseguem até domingo, no Parque Náutico Walter Lange, próximo à cabeceira insular das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.
As duas modalidades vão contar pontos para o quadro que definirá a cidade campeã dos Jasc 2018.
Preparativos
A cidade sede finaliza as reformas e reparos nos locais de competição. Em Caçador, as provas começam já pela manhã do dia 7, uma sexta-feira.
Uma das praças que recebeu mais investimentos foi a Pista Olímpica, onde ocorrerão as disputas do atletismo. O local recebeu arquibancada, iluminação nova e um portal de entrada. Mas a principal novidade está na nova pista, totalmente emborrachada, de padrão internacional. Conforme o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, só na pista foram investidos R4 1,3 milhões.
“É uma pista que vai deixar um legado muito importante para Caçador, região e para o estado. É isso que nós queremos: melhorar as praças esportivas não só para os atletas do Jasc, todos aqueles que vão utilizá-las no futuro”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, o governo estadual destinou R$ 2 milhões para os Jasc. Já a contrapartida da prefeitura deve chegar a R$ 2 milhões.
Novidades
Além da disputa do jiu-jitsu como nova modalidade esportiva, os organizadores preparam outras novidades para o evento deste ano. Uma delas é a realização de uma fan fest, tradicional em Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, durante os Jasc, no Parque Central de Caçador.
Conforme o vice-prefeito Alencar Mendes, o objetivo é transformar o parque numa espécie de ponto de encontro entre atletas, visitantes e a população local. Para isso, haverá apresentações culturais, praça de alimentação, loja para a venda de produtos licenciados do Jasc, entre outras atrações.
Outra novidade é que as cerimônias de entregas de medalha não ocorrerão mais nos locais de competição, mas no parque central. O objetivo também é estimular a presença do público e dos atletas na fan fest.
Agência AL