Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2018 - 12h16min

Abertas as inscrições para o prêmio de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
A iniciativa tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão

Um ato realizado na manhã desta quinta-feira (21) no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, marcou o lançamento oficial do Edital 2018 da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. Com isso, empresas e instituições interessadas em participar do certame já podem realizar suas inscrições até o dia 18 de setembro, por meio do site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/

Promovida todos os anos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

Podem participar empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2017. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos avaliativos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque.

De acordo com a presidente da Comissão Mista responsável pela Certificação de Responsabilidade Social, Elisângela Schappo, a cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital do certame, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

“Neste edital foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo das candidatas na categoria micro e pequena empresa, considerando suas particularidades. Espera-se, com isso, aumentar a adesão de um segmento que se mostrou inexpressivo nas edições anteriores”, destaca Elisângela. Além disso, a clareza e a publicização do balanço social apresentado pelas candidatas ganharam mais destaque no Edital 2018, conforme a presidente da comissão.

Ao final do julgamento, as organizações agraciadas com troféus serão convidadas a participar de um seminário aberto ao público para apresentação dos cases premiados, bem como para disseminar as boas práticas de responsabilidade socioambiental que justificaram o destaque na premiação.

 

Pronunciamentos

O ato de lançamento da premiação foi acompanhado por representantes das entidades que compõem a Comissão Mista, que destacaram o alcance social da premiação. Falaram na ocasião Etelvino Schneider, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) e Reno Caramori, presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

“Para nós é um motivo de grande satisfação estarmos neste ato de lançamento da 8ª edição da Certificação da Responsabilidade Social, que vem fortalecer e demonstrar a todos o quanto as organizações fazem em prol da sociedade. Não só a classe contábil, como as demais instituições, estão fazendo um esforço para que tenhamos um resultado abrangente e uma participação maior que em outras edições”, disse Schneider.

“Cada vez mais nós propagamos e valorizamos essa iniciativa, que vem mostrar realmente as contribuições dadas pelas nossas empresas, públicas ou privadas, para a vida social. A importância não é o prêmio em si, mas o que elas representam e fazem pelos seus funcionários, o bom andamento e a congregação entre dirigentes e trabalhadores”, acrescentou Caramori.

A Presidência da Alesc esteve representada no evento por meio do deputado Jean Kuhlmann (PSD), que afirmou que o trabalho realizado pela Comissão Mista ajuda a transformar a economia do estado, por meio da criação de um ambiente mais solidário entre todos. “Quero agradecer a comissão, parabenizar a todos vocês, não somente por acreditarem no conceito e no intuito da Responsabilidade Social, mas, acima de tudo, por criarem um ambiente mais propício para o bom exemplo, para a construção de uma cidadania mais justa, melhor, mais eficiente e voltada ao próximo, porque, aí sim, poderemos construir uma economia que pode nos ajudar a crescer enquanto estado.”

Participação

Em 2017, a comissão recebeu 100 inscrições e certificou 60 empresas privadas, empresas públicas e entidades cujos balanços sociais atenderam aos critérios previstos no edital. Foram premiadas com troféus quatro empresas e duas organizações do terceiro setor que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos.

Promovida pela Assembleia Legislativa, a Certificação de Responsabilidade Social é realizada anualmente desde 2011. Nesta 8ª edição, a Comissão Mista é composta por 11 organizações públicas e da sociedade civil.

 

Cronograma 2018

Inscrição: 21/06 a 18/09

Consulta pública: 24/09 a 13/10

Resultados: 18/10/18

Recursos: 19/10 a 25/10

Resultado final: 14/11

Premiação: 10/12

 

Entidades que compõe a Comissão Mista 2018:

- Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc)

- Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)

- Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)

- Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

- Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)

- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)

- Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio)

- Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc)

- Fórum Estadual das Microempresas (Fempe)

- Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom)

- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC)

Com informações de Lisandrea Costa.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar