Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2013 - 15h38min

Festa da Gastronomia marca 55 anos de emancipação de Nova Veneza

Imprimir Enviar
IX Festa da Gastronomia de Nova Veneza. Foto: Carlos Kilian

Tendo como destaque a preservação da cultura italiana, a cidade de Nova Veneza, no Sul do estado, promove até domingo (23) a 9ª edição da Festa da Gastronomia, na Praça da Chaminé. Entre as principais atrações do evento estão o Carnevale di Venezia, que reúne foliões mascarados, e o desfile da Colônia Nuova Venezia, com a participação das famílias colonizadoras. O Parlamento catarinense marca presença na festa com um estande localizado ao lado da Prefeitura Municipal.

A expectativa dos organizadores é superar o público de 50 mil visitantes registrado na edição anterior da festa. Segundo o diretor de Turismo do município, Daniel Borges, são esperadas entre 60 mil e 70 mil pessoas nos três dias de evento.

A cidade, que celebra nesta sexta-feira (21) 55 anos de emancipação político-administrativa e 122 anos de colonização, é reconhecida como a “Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana”. O título foi concedido por meio da Lei 12.789/2003. Nova Veneza foi a primeira colônia de imigrantes italianos instalada no Sul do Brasil, em 1891. Mais de 90% dos cerca de 13 mil habitantes é de descendência italiana.

Estrutura
Neste ano, o evento conta com uma estrutura de 3 mil metros quadrados de área coberta na Praça da Chaminé, no centro da cidade. A praça de alimentação tem o dobro da capacidade dos últimos anos, passando de 1,2 mil para 2,5 mil lugares.
Conforme os organizadores, os visitantes também vão encontrar mais opções relacionadas à gastronomia, o carro-chefe da festa. São 25 estandes gerenciados por entidades do município e dez restaurantes que oferecem as tradicionais comidas típicas italianas.

Decoração
A cidade preparou uma decoração especial para receber os visitantes. No pórtico de entrada do município, os bonecos que representam o Pierrô e a Colombina dão as boas-vindas aos turistas.
As cores da bandeira italiana – vermelho, branco e verde – dão o tom da festa. Os comerciantes e moradores também entraram no clima, enfeitando vitrines e fachadas.

Atrações
A programação oficial da 9ª Festa da Gastronomia inclui apresentações culturais, palestras, olimpíadas coloniais, passeio ciclístico, desfile de tratores, entre outras atrações. Os visitantes também podem assistir a shows locais e regionais de diversos gêneros musicais, tudo com entrada franca.       

O ponto alto da festa promete ser o Carnevale di Venezia, no sábado à noite (22), com o tema “No Reino da Alegria”. Personagens inspirados nos tradicionais bailes de máscaras da cidade italiana de Veneza desfilam pelas principais ruas da cidade. O evento já se tornou um dos principais atrativos turísticos do município.

Destaque também para o desfile da Colônia Nuova Venezia, no domingo de manhã (23). A atração reúne diversas gerações das famílias que colonizaram o município.

Apoio do Legislativo estadual
A Assembleia Legislativa apoia a realização da festa e mantém um estande ao lado da Prefeitura, no centro da cidade. Os veículos de comunicação do Parlamento – Agência AL, Rádio AL Digital e TVAL – preparam uma cobertura especial do evento.

A festa segue até domingo (23), na Praça da Chaminé, com acesso gratuito ao público. Confira a programação completa e outras informações sobre o evento no site www.portalveneza.com.br.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar