Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2013 - 11h01min

40 anos da Embrapa são celebrados na Assembleia em sessão especial

Imprimir Enviar
Ladislau Neto, da Embrapa, recebe homenagem dos deputados Moacir Sopelsa e Neodi Saretta. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Parlamento catarinense homenageou os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante sessão especial realizada na noite desta quarta-feira (15), no Plenário Deputado Osni Régis. A Embrapa é apontada como a grande responsável pelos altos índices de produtividade da agroindústria brasileira, que coloca o Brasil como o 3º maior produtor de alimentos do mundo.

O diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martins Neto, representou a entidade no ato festivo da Assembleia Legislativa. O sucesso da Embrapa, disse Ladislau, deve-se principalmente aos esforços dos produtores. “São esforços somados que refletem nos indicadores de produção e exportação, e também o manejo sustentável aplicado no país”.

Apesar da pequena área territorial de Santa Catarina, o estado ocupa as primeiras posições nos índices de produtividade em vários setores da agroindústria. Para o diretor da Embrapa, esta condição reflete a sustentabilidade, característica da produção catarinense. “São sistemas inovadores que provam a integração entre lavoura, pecuária e floresta”, destacou.

A sessão especial foi proposta pelos deputados Moacir Sopelsa (PMDB) e Neodi Saretta (PT), que conduziram o ato de homenagem, prestigiado também pelo deputado Jailson Lima (PT). O secretario adjunto de Estado de Agricultura e Pesca, Airton Spies, representou o governador Raimundo Colombo (PSD). O ex-presidente nacional da Embrapa e secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, relembrou a época de sua gestão. Dirceu João Duarte Talamine, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, representou a entidade instalada no Meio Oeste catarinense.

A Embrapa está presente no estado desde 1975 com um centro nacional de pesquisa nas áreas de suinocultura e avicultura, a Embrapa Suínos e Aves. Para Saretta, a qualidade da produção catarinense, que alcança destaque mundial, é o resultado da atuação da entidade. “As pesquisas em melhoramento genético e sanidade animal são determinantes para a qualidade da nossa produção”, frisou.

Para Sopelsa, a revolução agrícola promovida pela Embrapa no país foi determinante para a melhoria da qualidade e o consequente aumento da produção nacional. Em Santa Catarina, frisou o deputado, o conjunto de ações da Secretaria Estadual de Agricultura, da Epagri e da Embrapa foi o responsável pelo desenvolvimento da agroindústria catarinense. “Prestamos esta homenagem de agradecimento por este grande trabalho desenvolvido”.

A Embrapa
A Embrapa foi criada em abril de 1973 e se consolidou como uma grande motivadora da revolução agrícola, especialmente por sua capacidade de desenvolvimento de pesquisas adequadas ao clima e meio ambiente brasileiro, com a devida atenção às características de cada região do país. O trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa, mudou o cenário brasileiro, com incremento de produção e produtividade, com o impulso para a competitividade, com sustentabilidade.

Pesquisas sobre técnicas de criação de frangos, estudos sobre controles de doenças, equipamentos agrícolas, inclusive biodigestores, além da constante participação dos técnicos da empresa para a realização de Dias de Campo com agricultores são marcos da unidade catarinense. A Embrapa Suínos e Aves fica na Linha Tamanduá, no município de Concórdia, desenvolvendo pesquisas como a que resultou no suíno tipo light, com mais carne e menos gordura.

Homenageados:

  • Ladislau Martin Neto (diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa)
  • Dirceu João Duarte Talamine (chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia)

Entidades homenagedas:

  • Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) – Neivo Panho (superintendente)
  • Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) – Sérgio Luiz Gargioni (presidente)
  • Secretara de Estado de Agricultura e Pesca – Airton Spies (secretário estadual adjunto)
  • Epagri (Empresa de Pesquisa Apropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) – Luiz Ademir Hessmann (presidente)
  • Cidasc( Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) – Enori Barbieri (presidente)
  • Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul) – Marcos Rosar ( presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alfredo Wagner)
  • ACCS (Associação Catarinense de Criadores Suínos) – Losivânio Luiz de Lorenzi (presidente)
  • Sindicarne/SC (Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina) – Ricardo de Gouveia (diretor executivo)
  • Prefeitura Municipal de Concórdia – Neuri Santihier (vice-prefeito)
  • Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) – José Zeferino Pedrozo (presidente)
  • ACAV - Associação Catarinense de Avicultura – Ricardo de Gouveia (diretor-executivo)

 

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar