35ª edição da Festa do Colono de Ouro acontece durante este mês
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Autoridades do município de Ouro, no Meio-Oeste catarinense, ocuparam nesta terça-feira (10) a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar a 35ª edição da Festa do Colono, que ocorre neste mês. A programação do evento está espalhada em três fins de semana diferentes e conta com palestras, café colonial, missa e shows musicais.
Conforme o prefeito de Ouro, Neri Luiz Miqueloto, a festa atraiu sempre um grande público dos diversos setores, agricultura, comércio e público em geral que aproveitam a oportunidade para expor seus produtos e realizar negócios. “É uma mostra da pujança de Ouro”, resumiu.
O vice-prefeito José Camilo Pastore lembrou que, graças a um projeto do ex-deputado Lício Mauro da Silveira, Ouro é conhecida como a Capital Estadual do Associativismo. Essa característica da economia local está ligada às suas origens e à origem da festa do colono.
“Quando o nosso município foi colonizado principalmente por italianos, mas também por alemães, as famílias que vinham compravam lotes de dez alqueires, que eram chamadas de colônias”, contou.
Atualmente, Ouro tem 7,4 mil habitantes. Sua economia está ligada principalmente à produção integrada de aves de corte e suínos e à pecuária leiteira, com destaque também para pequenas indústrias que transformam as matérias-primas originárias do município.
A 35ª Festa do Colono será nos dias 13, 20, 27 e 28 de julho, em locais diferentes. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Ouro.
Agência AL