Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2013 - 12h13min

Projeto social Mulheres em Ação reúne 900 participantes

Imprimir Enviar
Renda obtida com a comercialização dos produtos complementa a renda de várias famílias. FOTO: Fábio Queiroz/Agencia AL

Um dos estandes mais visitados no terceiro dia da Feincos em Tubarão é o do grupo Mulheres em Ação, que expõe diversos trabalhos em artesanato de 900 mulheres que participam do projeto, iniciado em 2006. As mulheres têm encontros semanais em 36 grupos, onde não só a arte, mas a socialização e o desenvolvimento de habilidades ganham destaque. Quem visita o festival no Farol Shopping pode conferir as peças artesanais.

A presidente da Fundação de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Tubarão, Jane Dal-Bó Falchetti, ressalta que a complementação de renda das famílias com o artesanato produzido também é um dos diferenciais do projeto. “Temos casos em que o artesanato é a única renda da família. Em média, representa 30% da renda familiar das participantes”.

Os encontros acontecem uma vez por semana nos centros sociais e salões comunitários em diversos bairros de Tubarão. Ao longo do ano, a Fundação auxilia com a doação de materiais para os trabalhos das mulheres. Além disso, ajuda em exposições, com na Feincos, onde a comercialização é mais forte. Em agosto, haverá nova exposição no Farol Shopping.

Jurema de Andrade Bressan é psicóloga no Mulheres em Ação. A especialista afirma que autoestima das participantes é elevada nos grupos. “Além do desenvolvimento das habilidades artísticas, elas se integram facilmente, riem, conversam e se divertem ao mesmo tempo que trabalham”, explica. Há casos em que o quadro depressivo é totalmente revertido, segundo a psicóloga, com a participação no projeto. “São histórias incríveis de superação”.

Voluntariado enriquece o projeto
Para as aulas e acompanhamento dos trabalhos, o projeto conta com a dedicação de 36 voluntárias. Uma delas é Santina Passarela de Farias, a Dona Nina, como é conhecida entre as colegas. “Não me imagino longe do grupo. A gente ensina e aprende ao mesmo tempo”, conta emocionada. Ela coordena quatro grupos de mães no bairro de Monte Castelo, além de produzir suas peças.

Nos encontros semanais, as aulas acontecem em meio à paradas para ginástica, momentos de lazer e confraternização com cafés preparados por elas, como explica a coordenadora do projeto, Kátia Bressan. “Para incentivarmos ainda mais esta integração, estamos preparando um encontro de todos os grupos, onde a troca de experiências é o principal objetivo”, planeja.

As peças são variadas e incluem toalhas de banho, de mesa, objetos decorativos, pinturas e itens para cozinha. Os preços vão de R$ 8 a R$ 250, dependendo do tamanho e da complexidade do artesanato. Informações sobre mais locais de venda e para a participação no projeto podem ser obtidas pelo telefone (48)3906-1037.

Festival de eventos
A Feincos, promovida pela Acit (Associação Empresarial de Tubarão), será realizada em Tubarão até a próxima terça-feira. Além da Feira CasaPronta, reunindo 90 expositores, o festival reúne o Seminário Nacional de Inovação, a Feijoada da Unisul em apoio a Apae, o Enterro do Imposto e a palestra nacional com o jornalista Caco Barcellos. A Feincos é centralizada no Farol Shopping com eventos paralelos ocorrendo na Unisul, Acit e no Cencontu (Centro de Exposições e Convenções de Tubarão).

A Acit promove o evento, com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presente com estande na Feincos e cobertura especial dos veículos de comunicação (Agência AL, TV AL,  Rádio AL Digital e Redes Sociais).

Programação Feincos

2ª Feira CasaPronta
22 a 26/05 – Local: Farol Shopping
17h às 22h (de quarta a sexta-feira)
14h às 22h (sábado)
14h às 20h (domingo)

Seminário Nacional de Inovação
24 e 25/05 – Local: Unisul e Sede da Acit

Feijoada Unisul (Apae)
25/05 – 12h – Local: Cencontu

Enterro do Imposto
25/05 – 14h – Local: Farol Shopping

Palestra com Caco Barcellos
28/05 – 19h30 – Local: Cecontu

Rony Ramos
Rádio AL

Saiba Mais

Voltar