25ª edição do programa Parlamento Jovem começa com curso de oratória
Antes mesmo da sua abertura oficial, que acontece entre as 16h e 17h desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa, a 25ª edição do Parlamento Jovem Catarinense já apresentou aos 40 estudantes participantes do programa a primeira da atividade de capacitação programada.
Ainda no período da manhã, os jovens deputados contaram com um curso de argumentação e oratória de três horas de duração, ministrado pelo professor Luciano Daudt da Rocha.
Conforme o profissional, o aprendizado é fundamental para a execução das funções parlamentares. “Eles precisam aprender a argumentar, a defender suas ideias e seus projetos, algo que tem a ver com o cotidiano do Parlamento. E a gente sabe que uma ideia bem defendida tem grande chance de ser aceita pela maioria.”
Ainda segundo ele, apesar de estar bastante ligada às próprias características pessoais de cada indivíduo, a eloquência pode ser desenvolvida, mediante a utilização de uma série de técnicas e práticas. “No curso eles aprendem a se posicionar, a prever algumas situações, a como se preparar para situações inusitadas que podem acontecer dentro da formulação dos debates. Tudo isso depende muito também da prática, e a gente desenvolve isso pra vida. Então, quanto mais cedo, melhor.”
A proposta de se desenvolver os conhecimentos na área foi bem recebida pelos jovens deputados, entre os quais, dois representantes de Zortéa, município de cerca de 3 mil habitantes, localizado na região Serrana do estado.
“Não esperava por um curso como esse, mas é sensacional e com certeza será muito importante para nós ao longo da vida”, disse Luana Cristina de Almeida, de 17 anos.
“Estou com uma expectativa muito boa e quero levar para o nosso município muito aprendizado para poder repassar aos demais colegas”, acrescentou Joenir Francescki, de 18 anos.
Aprendizado para a democracia
Promovido pelo núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o programa Parlamento Jovem é voltado para estudantes do ensino médio com até 21 anos e tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia e o funcionamento do Poder Legislativo.
O programa conta com duas edições ao ano, tendo a primeira ocorrido no início do mês de julho.
A programação completa da 25ª edição do programa Parlamento Jovem pode ser acessada aqui.
Agência AL