Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2015 - 19h06min

20ª Edição do Parlamento Jovem marca os dez anos do programa

Imprimir Enviar
Edição do Parlamento Jovem marca dez anos do programa

A 20ª Edição do Parlamento Jovem Catarinense iniciou nesta segunda-feira (23), no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, e marcou os dez anos do Programa, com a participação de ex-presidentes, ex-funcionários e da coordenadora de Educação para a Democracia (Coede), da Câmara dos Deputados, Hérycka Sereno Neves da Rocha.

“Conhecer o processo legislativo por meio da vivência o torna não só mais próximo, como também afetivo”, discorreu a coordenadora. Segundo ela, a formação do processo legislativo faz crescer a consciência sobre as discussões que estão sendo construídas no país. “A participação dos jovens é fundamental para construir e contribuir com o processo social. A democracia representativa é um canal, por isso é tão importante conhecer e vivenciar o parlamento e lutar contra as desigualdades e, dessa forma, exercer seu papel enquanto sujeitos de direito."

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, a política nos rodeia em todas as circunstâncias da vida, não só no momento eleitoral. “A Escola do Legislativo, dessa forma, cumpre muito bem sua missão e faz com que os jovens, ao voltarem para suas cidades, repliquem o conhecimento vivenciado aqui.”

Carla Maria Evangelista, ex-coordenadora da Escola do Legislativo, representou o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, e relembrou momentos vividos na instituição. “Por quase 10 anos vivi com intensidade e mais de perto cada sorteio, cada formação, discussão, troca de emails, dificuldades e conquistas dos 800 deputados jovens e de mais de 320 educadores que construíram essa história que hoje celebramos. O conhecimento sobre o Poder Legislativo, a vivência do processo legislativo e o pensamento sobre política e sobre os políticos são profundamente ampliados e transformados neste processo, não só para os deputados jovens, mas para os educadores responsáveis e toda a comunidade escolar envolvida.”

Compêndio das Leis do Parlamento Jovem de 2005 a 2015
Durante a abertura da 20a. edição do Parlamento Jovem foi lançado o Compêndio das Leis do Programa Parlamento Jovem Catarinense de 2005 a 2015. O presidente da escola lançou a publicação e esclareceu que essas são as 20 primeiras proposições apresentadas pelos jovens parlamentares durante as edições do Parlamento Jovem e transformadas leis. “Esta é prova de que o programa deu muito certo. Aglutinar os projetos que viraram leis presume a relevância e a magnitude deste programa que aproxima os jovens do Poder Legislativo."

Iago Pontes Nascimento, presidente da 18ª edição afirmou que participar, novamente, de um Parlamento Jovem, o remete a muitos momentos importantes: “Um deles é o de despertar para o verdadeiro sentido da política, da cidadania, da participação popular. Essa iniciativa proporciona aos jovens uma nova consciência. Hoje vivemos uma crise política, institucional. A Escola do Legislativo combate a crise com educação, com esperança."

O presidente da 19ª edição, João Victor Rodrigues de Oliveira, também deixou sua mensagem aos jovens parlamentares da 20ª edição. "As vezes não é fácil acordar e achar que vai ser mais um dia igual aos outros, mas tenham foco e fé. Esse programa é só o início para que muitas coisas possam ser feitas nas suas escolas, nas suas cidades."

Presente na abertura, o ex-deputado e ex-presidente da Escola do Legislativo, Joares Ponticelli, afirmou que os seis anos em que esteve presidindo a instituição foram os de maior aprendizado que teve no Parlamento. “O Parlamento Jovem tornou essa Casa mais doce. Este é um ambiente de embates, de política e o programa tornou a Casa mais esperançosa. Estamos vivendo um momento de crise ética. Mas não podemos esmorecer. A presença de vocês aqui, nos mostra que esse poder deve permanecer democrático e se reciclar."

As atividades continuam terça-feira (24) e quarta-feira (25), com a formação das comissões permanentes, debate de proposições e segue até quinta-feira (26) com a realização de sessão plenária aos moldes do Regimento Interno da Casa.

O que é o Programa Parlamento Jovem
O programa é realizado pelo Núcleo de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e foi criado em 2005, por intermédio de Resolução da deputada Ana Paula Lima (PT). Desde seu início, o Parlamento Jovem já contou com a participação de, aproximadamente, 800 participantes em dez anos. Seu objetivo é a vivência, pelos jovens, das principais atividades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


Mesa Diretora da 20ª edição
Durante a abertura da 20ª Edição do Parlamento Jovem catarinense, foi realizada a eleição da Mesa Diretora com os 40 jovens das oito escolas selecionadas:

  • Presidente: Lucas Garcia Rosa – EEB General José Pinto Sombra - Lages
  • Vice-presidente Tiago Bertotto – EEB Albina Mosconi - Macieira
  • 2º Vice-presidente Larissa Beltrame – EEB Rubens de Arruda Ramos - Criciúma
  • 1ª Secretária Manoela Cristina Campestrini – EEB Alvino Tribess - Jaraguá do Sul
  • 2ª Secretária Gabriela Conceição Vicente – EEB Manoel Henrique de Assis - Penha
  • 3ª Secretária Tamara Aparecida – EEB Julia Baleoli Zaniollo - Canoinhas
  • 4ª Secretária Pâmela Pancotte – EEB Francisco Brasinha Dias - Belmonte
  • Suplente da Mesa Sofia Coutinho – Colégio Adventista – Florianópolis

Escolas participantes da 20ª edição:

  • Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis - Da cidade de Penha, representando a Região do Vale do Itajaí
  • Escola de Educação Básica Julia Baleoli Zaniollo - Da cidade de Canoinhas, representando a Região do Planalto Norte
  • Escola de Educação Básica Albina Mosconi - Da cidade de Macieira, representando a Região do Meio Oeste
  • Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos - Da cidade de Criciúma, representando a Região Sul
  • Escola de Educação Básica Francisco Brasinha Dias - Da cidade de Belmonte, representando a Região Oeste
  • Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra - Da cidade de Lages, representando o Planalto Serrano
  • Escola de Educação Básica Alvino Tribess - Da cidade de Jaraguá do Sul, representando a Região Nordeste
  • Colégio Adventista - Da cidade de Florianópolis, representando a Região da Grande Florianópolis
Michelle Dias
Agência AL

Voltar