Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2016 - 17h44min

Congresso debate avanços e desafios do parto domiciliar e hospitalar

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima na abertura do 1º congresso em 2015

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sedia, nos dias 16 e 17 de junho, o 2º Congresso Nacional do Parto Humanizado em Defesa da Vida. A iniciativa é da Comissão de Saúde, presidida pela deputada Ana Paula Lima (PT), em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

“Humanizar o parto é garantir o cuidado e a assistência necessária para que a mulher esteja empoderada e segura para viver integralmente esta experiência. É permitir que as crianças venham ao mundo cercadas de amor e carinho. A humanização significa devolver para este momento, essencialmente natural, o protagonismo da mulher”, destacou a deputada Ana Paula.
Mais de 500 pessoas - profissionais de saúde e outras áreas - estão inscritas para o 2º Congresso Nacional do Parto Humanizado e nos dois dias vão debater os avanços e desafios da humanização do parto e do nascimento, tanto domiciliar como hospitalar.
Durante o evento, também acontece o 1º Encontro Estadual de Doulas (Auditório Antonieta de Barros) e o 1º Encontro Estadual de Enfermeiros Obstetras e Obstetrizes (Plenarinho Paulo Stuart Wright), ambos no dia 16, às 16h30.
A programação inclui ainda a mostra dos vídeos “Além D´olhar Fotografia” e “La Primeira Sonrisa”, da parteira mexicana Naoli Vinaver, conferências e mesas de debates, além da leitura e aprovação da 2ª Carta de Florianópolis, no encerramento do congresso.
Programação – 2º Congresso do Parto Humanizado
16/06 (quinta-feira)
8:30 – Credenciamento
9:30 – Cerimonial de Abertura / Apresentação do filme “Parto Humanizado”, produzido pela Alesc
9:45 – Conferência: “Avanços e Desafios da Humanização do Parto e do Nascimento” / Conferencista: Daphne Rattner (REHUNA – Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento)
10:45 – Mostra de vídeo – “Além D´olhar Fotografia”
11:00 – Mesa de Debate: “Papel do Enfermeiro Obstetra e da Doula na Humanização do Parto e do Nascimento” /  Debatedoras: Enfª Karin Godarth (ABENFO Nacional), Enfª Rosimeire Pereira Bressan Batista (Joinville/SC) e Doula Francielle Silvano Cardozo (Inanna – Criciúma/SC)
14:00 – Mostra de vídeo – “Além D´olhar Fotografia”
14:15 – Mesa de Debate: “Experiências em Redes de Cooperação para Assistência ao Parto Domiciliar” / Debatedores: Enfª Larissa Grandi (Ama Nascer – Florianópolis/SC), Enfª Fernanda Cláudio (Coletivo Parteiras do Sul – Criciúma/SC), Dr. Pablo de Queiroz Santos (ginecologista e obstetra – Florianópolis/SC) e Enfª Siglind Melo (Chapecó/SC)
15:30 – Conferência: “Violência Obstétrica: o lado nem tão invisível do parto” / Conferencista: Dra. Carmen Simone Grilo Diniz
16:30 – I Encontro Estadual de Doulas / Local: Auditório Antonieta de Barros
16:30 – I Encontro Estadual de Enfermeiros Obstetras e Obstetrizes / Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
18:00 – Apresentação do vídeo: “La Primeira Sonrisa”, da enfermeira Naoli Vinaver (México)

17/06 (sexta-feira)
9:00 - Mostra de vídeo – “Além D´olhar Fotografia”
9:15 – Mesa de Debate: “Boas Práticas para o Parto Humanizado Hospitalar” / Debatedoras: Dra. Roxana Knobel (ginecologista e obstetra – UFSC), Dra. Lissandra da Silva Mafra Andújar (pediatra – Hospital Carmela Dutra - Florianópolis/SC), Enfª Roberta Salvador (Hospital Santo Antônio – Blumenau/SC) e Enfª Vera Bonazzi (Hospital Sofia Feldman – Belo Horizonte/MG)
10:45 - Mostra de vídeo – “Além D´olhar Fotografia”
11:00 – Conferência: “Apego, a Força que nos Vincula: como profissionais a questão é não atrapalhar ou favorecer” / Conferencista: Alexandre Coimbra Amaral (BA)
13:30 - Mostra de vídeo – “Além D´olhar Fotografia”
13:45 – Conferência: “Como Queremos Nascer no Brasil” / Conferencista: Dra. Maria do Carmo Leal (FIOCRUZ – RJ)
15:00 – Conferência: “Medicina Baseada em Evidências: a humanização em pauta”/ Conferencista: Dra. Roxana Knobel (ginecologista e obstetra- UFSC)
16:15 – Leitura e aprovação da 2ª Carta de Florianópolis / Cerimônia de Encerramento

 

Assessoria de Comunicação
Irene Huscher (47) 3222-0530 / (47) 9911-6872

Voltar