Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/08/2016 - 13h54min

140 mil terão de justificar o voto porque não fizeram o cadastramento biométrico

Imprimir Enviar
Giovani Pacheco, chefe do Cadastro Eleitoral do TRE

Mais de 140 mil eleitores que faltaram ao cadastramento biométrico nos municípios de Biguaçu, Blumenau, Florianópolis, Palhoça, São José e Joinville terão de justificar o voto nas eleições municipais de outubro. “A justificativa é obrigatória para quem não compareceu e está com o título cancelado. Se no dia da eleição esse eleitor estiver em outro município, pode e deve justificar o voto em uma sessão eleitoral; se estiver no próprio município, terá de procurar o cartório eleitoral depois das eleições”, informou Giovani Pacheco, chefe do Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que conversou com a Agência AL nessa quinta-feira (11).

Giovani Pacheco admitiu que o eleitor da capital que estiver com o título cancelado em razão da biometria poderá, no dia da eleição, atravessar a ponte e justificar o voto em São José, Palhoça, Biguaçu e vice-versa. Da mesma forma, os eleitores de Blumenau e Joinville poderão justificar o voto, por exemplo, em Gaspar ou em Garuva.

Na capital 42.144 eleitores não compareceram ao cadastramento, em Joinville foram 42.930, Blumenau, 24.910, São José, 16.724, Palhoça, 9.222, Biguaçu, 4.190 e Santo Amaro da Imperatriz, 1.328. A relação dos eleitores dessas cidades que estão com o título cancelado está disponível no site do TRE. “Eles têm prazo de 60 dias para justificar a ausência nos cartórios eleitorais”, alertou Pacheco.

Além disso, o chefe do cadastro Eleitoral do TRE barriga-verde avisou que os eleitores que não fizeram o cadastramento poderão agendar a biometria através site do tribunal.


 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar