140 mil terão de justificar o voto porque não fizeram o cadastramento biométrico
Mais de 140 mil eleitores que faltaram ao cadastramento biométrico nos municípios de Biguaçu, Blumenau, Florianópolis, Palhoça, São José e Joinville terão de justificar o voto nas eleições municipais de outubro. “A justificativa é obrigatória para quem não compareceu e está com o título cancelado. Se no dia da eleição esse eleitor estiver em outro município, pode e deve justificar o voto em uma sessão eleitoral; se estiver no próprio município, terá de procurar o cartório eleitoral depois das eleições”, informou Giovani Pacheco, chefe do Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que conversou com a Agência AL nessa quinta-feira (11).
Giovani Pacheco admitiu que o eleitor da capital que estiver com o título cancelado em razão da biometria poderá, no dia da eleição, atravessar a ponte e justificar o voto em São José, Palhoça, Biguaçu e vice-versa. Da mesma forma, os eleitores de Blumenau e Joinville poderão justificar o voto, por exemplo, em Gaspar ou em Garuva.
Na capital 42.144 eleitores não compareceram ao cadastramento, em Joinville foram 42.930, Blumenau, 24.910, São José, 16.724, Palhoça, 9.222, Biguaçu, 4.190 e Santo Amaro da Imperatriz, 1.328. A relação dos eleitores dessas cidades que estão com o título cancelado está disponível no site do TRE. “Eles têm prazo de 60 dias para justificar a ausência nos cartórios eleitorais”, alertou Pacheco.
Além disso, o chefe do cadastro Eleitoral do TRE barriga-verde avisou que os eleitores que não fizeram o cadastramento poderão agendar a biometria através site do tribunal.
Agência AL