Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2012 - 18h00min

14ª edição do Parlamento Jovem chega ao fim com a aprovação de quatro matérias

Imprimir Enviar
14ª edição do Parlamento Jovem

A aprovação de quatro projetos de lei durante a sessão ordinária desta tarde (29) marcou o encerramento das atividades da 14ª edição do Programa Parlamento Jovem. As matérias, elaboradas por estudantes de oito instituições de ensino, representantes de todas as regiões de Santa Catarina, buscam atender as necessidades mais urgentes em cada município.
De acordo com os jovens deputados, os quatro PLs aprovados por unanimidade foram amplamente discutidos, cada qual com os partidos referentes às regiões participantes. Entre elas, Florianópolis com a Escola Estadual Básica Padre Anchieta, Laguna com a Escola Estadual Básica Ana Gondin; Itajaí com a Escola Estadual Básica Deputado Nilton Kucker; Jaraguá do Sul com a Escola Estadual Básica Roland Harold Dornbusch; Lebon Régis com a Escola Estadual Básica Frei Caneca; Lindóia do Sul com a Escola de Educação Básica Padre Izidoro Benjamin; Canoinhas com a Escola Estadual Básica Santa Cruz; e Lages com o Sistema de Ensino Energia. 
O primeiro projeto aprovado de nº 001/12 institui o Dia Estadual de Conscientização para a Prevenção do Patrimônio Público em Santa Catarina, a ser comemorado anualmente em 25 de maio. De acordo com os membros do Partido da Grande Florianópolis (PGF), a intenção é conscientizar e incentivar a sociedade a participar do processo de preservação do patrimônio público.
Na sequência foi aprovado o PL nº 002/12, que institui o Dia Estadual do Rio Itajaí-Açu no Estado, a ser comemorado anualmente em 25 de março. De autoria dos estudantes do Partido Jovem do Vale do Itajaí (PJVI), a iniciativa visa incentivar a sociedade no processo de educação ambiental e no desenvolvimento de ações voluntárias para despoluição e preservação de toda a bacia hidrográfica do Rio Itajaí.
Já o projeto de lei nº 003/12, de autoria do Partido Cultural Serrano (PCS), institui a Semana do Movimento Tropeiro Serrano, a ser comemorado na semana do dia 24 de abril, Dia do Tropeiro, de acordo com a Lei nº 13.890/2006. Para os parlamentares, a “Semana do Movimento Tropeiro Serrano” vai proporcionar à região do Planalto Catarinense o resgate sobre os principais feitos históricos e culturais, valorizando as influências regionais. Foi aprovado, também, o PL nº 004/12, que institui a Semana Catarinense do Esporte Educativo. Na ocasião, os parlamentares do Partido Catarinense Sempre (PCS) a semana esportiva deverá compreender atividades educativas voltadas ao esporte educativo, onde cada escola participante planejará e organizará atividades.
Os demais partidos como, Partido Amigos do Sul (PAS) de Laguna, Partido Fonte da Juventude (PFJ) de  Jaraguá do Sul, Partido Jovem Estudante (PJE) de Lebgon Régis, e Partido Jovem do Oeste Catarinense (PJOC) de Lindóia do Sul também participaram do debate dos referidos projetos durantes os trabalhos das comissões. Todos os partidos apresentaram projetos, indicações e moção.
A próxima edição do Programa Parlamento Jovem acontece em junho de 2013, com sessão ordinária marcada para o dia 27. (Tatiani Magalhães)

Voltar