12ª edição da Festa do Mel movimenta a cidade de Santa Terezinha
Situada entre as regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí, Santa Terezinha, de pouco mais de 8 mil habitantes, realizou entre sexta-feira (28) e domingo (30) a 12ª edição da sua Festa Regional do Mel. A festividade, que é considerada uma das maiores do estado dedicada ao produto, também marcou a 27º ano da emancipação político-administrativa do município.
Durante a abertura, a prefeita Valquíria Schwarz destacou a importância do evento para a população local, formada principalmente por descendentes de ucranianos e poloneses, cujas principais atividades econômicas são a agricultura e a apicultura. Conforme o Inventário da Apicultura Catarinense, Santa Terezinha, é atualmente quarta maior produtora de mel do estado, com 200 toneladas anuais, contando com 45 apicultores e 9,8 mil colmeias. O município também detém o título de Capital Catarinense da Rainha do Mel, por ser um grande produtor de abelhas-rainhas.
“Temos um povo trabalhador, ordeiro, que luta e constrói, e que faz a diferença em Santa Catarina, por isso temos muito a comemorar nesses 27 anos de história e também a mostrar a todos os turistas que chegam para esta festa.”
Além dos desfiles alegóricos, apresentações culturais e a realização de trilhas de motocross e velocross, gineteada em cavalo, a festividade teve como atrações um bale com a banda Tchê Garotos e show nacional com o cantor Loubet.
Para tanto, a prefeitura, investiu cerca de R$ 18 mil, principalmente com a disponibilização das estruturas para a apresentação das principais atrações, que ficaram a cargo de uma empresa de eventos. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Parque Mata Nativa, local da realização dos shows, durante os três dias de atividades da festa.
“Essa programação foi eleita uma das melhores dentre todas as que já tivemos no passado, com atividades para todos os gostos. Para nós isso é uma alegria muito grande, pois além dos turistas virem conhecer Santa Terezinha isso agrega muito valor para o comércio local e quem ganha são os nossos munícipes”, disse Edivar Stopa, secretário de Administração de Santa Terezinha.
Reivindicação
Ainda durante a abertura do evento, a prefeita Valquíria Schwarz reivindicou ao governo estadual o asfaltamento da ligação entre as regiões do Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, considerada por ela como fundamental para o desenvolvimento futuro de Santa Terezinha. “Isso é um desejo, um anseio de décadas da nossa população, pois precisamos dessa ligação asfáltica para que as empresas se instalem, não só no nosso município, mas em toda a região”, disse Valquíria.
Agência AL