10ª Feira do Livro reúne mais de 30 mil títulos para todos os públicos na Capital
O Largo da Alfândega, no Centro Histórico de Florianópolis, abriga até o dia 13 de maio a 10ª edição da Feira Catarinense do Livro. Os 11 estandes de expositores apresentam mais de 30 mil títulos de diversos gêneros literários. O visitante pode encontrar opções para todas as idades e preferências, de clássicos a lançamentos, inclusive com preços promocionais. A feira funciona de segunda a sábado, das 9 às 20 horas. A entrada é franca.
A expectativa da Câmara Catarinense do Livro (CCL), entidade organizadora do evento, é atrair mais visitantes a cada ano e superar o número de vendas registrado em 2016. “Já é uma feira consolidada, em que percebemos um aumento no número de visitantes todos os anos. Como é uma festa literária, a proposta é trazer os livros até o leitor, oferecer a maior diversidade possível. Tem livro pra todo público – infantil, juvenil e adulto – e pra todo bolso”, disse o livreiro de Criciúma Maurício Geraldo, expositor que participa do evento há quatro anos seguidos.
Foi o que constatou a pensionista Dulce da Costa, que visitou a feira pela primeira vez na manhã desta sexta-feira (5), acompanhada da sobrinha Evelyn da Costa, de 9 anos. “Vi livros interessantes para crianças e adultos. Incentivo bastante ela a ler. Gostei muito, virei mais vezes”, comentou. Os livros que mais interessaram Evelyn foram os de ciências. “Aprendo muito com eles sobre a Terra, o solo, a água, os animais. Estou amando a feira!”
Programação cultural
Além da comercialização de livros, brinquedos educativos e outros acessórios, a feira oferece uma programação paralela de atividades culturais, como contação de histórias, sessões de mágica, apresentações de música e dança.
O Grupo Abelhinhas, formado por 25 crianças entre 4 e 6 anos da Creche Nossa Senhora da Boa Viagem, instalada no bairro Saco dos Limões, aproveitou as atrações desta sexta-feira. “É o nosso segundo ano de visitação. Eles ficam alucinados quando vêm à Feira do Livro. Vivenciam cada momento com tanta alegria que ficamos felizes só em olhá-los, com um sentimento de dever cumprido”, falou a professora de educação infantil e pós-graduação Simone Lossa.
O passeio do grupo foi organizado por pais e colaboradores da creche e contou com a parceria de uma expositora da feira, que vende exemplares a preços mais acessíveis. Na opinião da educadora, a visita à feira é uma forma de estimular o interesse pela leitura desde a infância. “É muito bom que a comunidade, a instituição, a família já reconhecem a importância da leitura no desenvolvimento da criança”, destacou Simone.
A feira também tem um espaço reservado para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e bate-papo com autores. A escritora catarinense Inês Carmelita Lohn, que autografou cinco de seus nove livros publicados, revelou que adora o contato com o público. “É muito especial essa troca com os leitores, que querem saber sobre a rotina do escritor, as histórias. É um sentimento de amor familiar.”
Ela se dedica à literatura desde 2004, após fazer o curso de contadores de histórias do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (Neti/UFSC). Hoje, aos 63 anos, se prepara para lançar mais um romance, que receberá o nome de “Porta Segredos”. “Já fiz livros de contos, peças de teatro, poesia, romances, para todos os públicos – adultos, adolescentes e crianças. Escrever é encantador!”
Livros gratuitos
Os visitantes da feira podem, ainda, encontrar livros gratuitos para doação. Eles são oferecidos pelo projeto Floripa Letrada no estande da prefeitura de Florianópolis.
Serviço
10ª Feira do Livro de Florianópolis
Onde: Largo da Alfândega, Centro Histórico de Florianópolis
Quando: até 13 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 20h
Quanto: gratuito
Programação: http://cclivro.org.br/
Mais informações: www.facebook.com/camaracatarinensedolivro/
Rádio AL