Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/02/2024 - 11h28min

Zé Milton recebe demanda dos produtores de cachaça catarinense

Imprimir Enviar
Reunião foi realizada no gabinete do deputado Zé Milton (PP) na Alesc. FOTO: assessoria de imprensa

Representantes da Associação Catarinense de Produtores de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ) se reuniram, nesta terça-feira (20), com o deputado Zé Milton (PP) para discutir os possíveis impactos da reintrodução da Substituição Tributária (ST) para bebidas quentes no Estado de Santa Catarina. A associação, composta por 20 pequenos produtores de cachaça artesanal, todos enquadrados no regime tributário SIMPLES, expressou preocupação com a possibilidade de a tributação pela ST tornar seus produtos inviáveis no mercado.

Durante o encontro, o presidente da ACAPACQ, Helio João Machado, destacou a importância do regime tributário SIMPLES para os produtores artesanais de cachaça. “O SIMPLES nos permite ser formais e realizar nossas vendas de forma legal, contribuindo com a arrecadação tributária de maneira adequada. Se formos obrigados a arcar com a tributação pela ST, nossos produtos se tornarão excessivamente caros, prejudicando nossa competitividade e colocando em risco a formalidade de muitos produtores”, ressaltou Machado.

O deputado Zé Milton, que se comprometeu a levar a demanda da ACAPACQ ao Governo do Estado, destacou a importância de manter um tratamento tributário diferenciado para os pequenos produtores de cachaça. “Os produtores artesanais desempenham um papel fundamental na preservação da cultura e tradição da cachaça no Brasil. Desta forma, é essencial que tenham condições favoráveis para continuar produzindo e contribuindo para a economia local”, afirmou Zé Milton.

Além disso, Valdemar Debiasi, representante da ACAPACQ e produtor de cachaça de Grão Pará, enfatizou a relevância da cachaça artesanal para a identidade cultural do estado de Santa Catarina. “Nossa produção de cachaça artesanal não se resume apenas a um produto, mas carrega consigo a história e a tradição de nossa região. Precisamos do apoio do governo e dos parlamentares para garantir que possamos continuar produzindo de forma sustentável e competitiva”, ressaltou Debiasi.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar