Venda de chumbinho levará à perda dos alvarás de funcionamento.
O extermínio de cães e gatos registrados em todo estado motiva o deputado Ismael dos Santos (PSD) a apresentar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que proíbe no estado a venda de produtos que contenham em sua composição o princípio ativo aldicarbe, popularmente conhecido como chumbinho, indicado como raticida. Mesmo tendo a comercialização vedada pela ANVISA a substância altamente letal é encontrada em agropecuárias e até mesmo em camelôs.
O comércio do chumbinho acarretará ao infrator multa de R$ 2.000,00 e em caso de reincidência a cassação dos Alvarás necessários ao funcionamento. O chumbinho tem servido ao propósito criminoso de assassinar animais. “É inaceitável que apesar da proibição da Anvisa, diariamente tenhamos registros de animais envenenados pela substância no estado,” declarou o parlamentar .
O chumbinho é extremamente perigoso e pode ser letal ao ser humano, o risco é potencializado em caso de ingestão acidental de crianças. Porém, a maior incidência de ocorrências envolve crimes contra animais. Na cidade de Blumenau, apenas nos primeiros meses do ano aproximadamente 30 animais foram assassinados. O projeto segue agora para analise nas comissões legislativas.