Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2023 - 07h06min

União Brasil, PP e Avante estudam formar uma federação de partidos

Imprimir Enviar
Foto: Reunião da Bancada do União Brasil, o presidente estadual, Gean Loureiro, e o deputado federal Fabio Schiochet. Crédito: Divulgação

Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, durante reunião da bancada do União Brasil, com presidente estadual, Gean Loureiro, e com o deputado federal Fabio Schiochet, foi avaliada a possibilidade do partido formar uma federação, unindo-se ao PP e Avante. Em uma federação, os partidos se unem e devem permanecer juntos por quatro anos, conforme estipula Lei aprovada no Congresso Federal. Na prática, se transformam em um partido só.

De acordo com o líder da bancada do União Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Jair Miotto, a federação é vista como positiva. “Esta união trará crescimento para todos os partidos, pois estaremos juntos em 2024, nas eleições municipais e em 2026, nas estaduais. Também ganharemos força dentro da Alesc”, salienta o líder da bancada.

Na Alesc, tanto União Brasil, quanto o PP, possuem três deputado estaduais. “Nossa representatividade dentro da Casa aumenta. Seríamos a segunda maior bancada da Alesc, igualando-se a do MDB, que também é formada por seis deputados estaduais. O PL é o partido com maior bancada no Parlamento, formada por 11 deputados estaduais”, explica o líder Miotto.

Cenário nacional
A federação começou a ser tratada entre o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar. “As lideranças perceberam que para ter maior presença no Congresso precisavam de apoio”, destaca Miotto.

O líder salienta, ainda, que o União Brasil é um partido robusto dentro da Câmara dos Deputados. Entrará com um ativo de 59 deputados federais, é a terceira maior bancada Câmara. Já o PP, tem 49 deputados federais e o Avante sete. Com a federação dos três partidos, a bancada passaria a ser composta por 115 deputados federais na Câmara. “A união representa força, tanto na esfera estadual, como na federal, além de maior representatividade na tomada de decisões e aprovações de matérias que tramitam nas Casas Legislativas”, finaliza Miotto.

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar