Últimas vagas para o Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional
Evento será realizado dia 16 de outubro na Assembleia Legislativa
Com o objetivo de promover o debate e a articulação de políticas públicas sobre alimentação saudável, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Saúde, realiza no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o I Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reunirá, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, palestrantes e debatedores de diversas entidades do setor durante todo o dia.
O Simpósio é dirigido aos agricultores familiares; profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à saúde, comunicação, produção de alimentos e agricultura; gestores públicos; entidades empresariais e industriais do setor de alimentação; parlamentares e sociedade interessada na temática. As inscrições são gratuitas, com limite de 500 vagas, e devem ser feitas pelo site: http://www.alesc.sc.gov.br/simposio.
Entre os palestrantes Maria Emília Pacheco, do Consea, abordará o tema “Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional”; Rosely Sichieri, da UERJ, falará sobre “Consumo Alimentar e a Transição Nutricional”; a “Produção de Alimentos Seguros” será debatida por Vildes Scussel, da UFSC; Renata Alves Monteiro, do OPSAN, trará o tema “Saúde e Publicidade de Alimentos”; e a “Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços” será apresentada por Eduardo Antônio Ribas Amaral, da SFA-SC/Mapa.
Para o Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Volnei Morastoni (PT), o parlamento traz para a ordem do dia o debate sobre a alimentação saudável. “Precisamos discutir políticas públicas que atendam as diversas demandas deste tema como os alimentos orgânicos; o uso indiscriminado de agrotóxicos; os excessos da alimentação que provocam doenças cardiológicas, respiratórias, diabetes e câncer; a publicidade dos alimentos; e alternativas e estímulos para a produção de alimentos saudáveis. Este será a primeira de muitas ações que iremos promover através da Assembleia Legislativa”, defende Morastoni.
O Simpósio é realizado pela Comissão de Saúde, Escola do Legislativo e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e conta com o apoio institucional do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul – Cecane; Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro; Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea; Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina – CIT/USFC; Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT; Rede de Agroecologia Ecovida; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Simpósio
Segurança alimentar e nutricional: Caminhos para a alimentação saudável
16 de outubo de 2012 Auditório antonieta de barros - Alesc
08h00 – 09h00 Tenda Josué de Castro
- Café Agroecológico com Prosa
- Credenciamento
- Entrega de material
09h00 – 09h30 Solenidade de abertura
09h30 – 12h00 Conferência – Segurança Alimentar e Nutricional: caminhos para alimentação saudável
Palestra 1: Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional
Palestrante: Maria Emília Pacheco (CONSEA)
Palestra 2: Consumo Alimentar e a Transição Nutricional
Palestrante: Rosely Sichieri (UERJ)
Palestra 3: Produção de Alimentos Seguros
Palestrante: Vildes Scussel (UFSC)
Moderador: Neila Maria Viçosa Machado (UFSC)
12h00 – 13h30 Almoço
13h30 – 15h00 Debate 01: Saúde e Publicidade de Alimentos
Convidada: Renata Alves Monteiro (OPSAN)
Debatedor: Aderley Serenita Sartori da Silva (MPSC)
15h00 – 15h15 Apresentação das propostas e ações existentes em Santa Catarina
15h15 – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h00 Debate 02: Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços
Convidado: Eduardo Antônio Ribas Amaral – (SFA-SC/Mapa)
Debatedor: Natal João Magnantti (CONSEA-SC)
17h00 – 18h00 Encaminhamentos e encerramento