Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2014 - 13h00min

Udesc mais próxima de definir curso para Palmitos

Imprimir Enviar

Nesta quarta-feira (14), Conselho da Universidade se reúne para definir entre Engenharia Civil e Direito

O destino da Udesc de Palmitos pode ser definido nesta quarta-feira (14/05). O Conselho da Universidade se reúne para debater a viabilidade da instalação do curso de Direito ou do curso de Engenharia Civil no município.

Para o deputado Marcos Vieira (PSDB), o conselho tem a responsabilidade de definir e encerrar uma novela que tem acirrado os ânimos, especialmente das lideranças de Palmitos. “Desde o início estamos envolvidos na busca por uma solução que atenda as necessidades de Palmitos, que tanto investiu e que agora espera o retorno da nossa Universidade”, explica o deputado Marcos Vieira.

O deputado lembra que os prefeitos e vereadores se mostraram muito descontentes com o anúncio da Udesc que descreveu um planejamento para Palmitos muito tímido, sem definição de curso presencial. “E em Pinhalzinho, queremos mais agilidade no processo da reforma do prédio para que o curso de Engenharia Química possa ser instalado”, disse Vieira, que presidiu diversos encontros entre a comunidade e a reitoria da UDESC.

Vieira lembra que em uma pesquisa, em 2012, ficou claro que a carência da comunidade é por um curso de Engenharia Civil. “E em segundo caso de Direito”, salienta Vieira.

Para o prefeito de Palmitos, Norberto  Gonzatti,é hora de parar de conversas e de agir. “Estamos cansados de nos deslocar para Florianópolis e debater o assunto sem que se defina algo realmente. Estamos querendo dar uma posição à comunidade, mas estamos sendo desacreditados. Esperamos que agora possamos chegar ao fim desse problema que afeta muito a nossa comunidade”, reafirmou Gonzatti.

O reitor da Udesc, Antônio Heronaldo, acredita que o problema possa estar chegando ao fim, apesar do que chama de falta de recursos para grandes investimentos, o reitor acredita que algum curso presencial possa ser realmente criado.

Cronologia

Maio de 2013 – Deputados debatem a situação da UDESC no Oeste do Estado em reunião conjunta com as Comissões de Finanças, Trabalho e Educação.

Julho de 2013 – Audiência Pública na Alesc reúne lideranças de Palmitos e Pinhalzinho, mais a reitoria da UDESC, para debater a manutenção e a expansão da UDESC no Oeste do Estado. A universidade alega não ter recursos para expandir.

Agosto de 2013 – Aprovada na Comissão de Trabalho, presidida por Marcos Vieira, audiência pública para debater a expansão dos cursos da UDESC em Palmitos e em Pinhalzinho.

Setembro de 2013 – Em Palmitos, no prédio da Udesc, lideranças apresentam pesquisa que aponta quais as necessidades da região para um curso superior.

Setembro de 2013 – Na sala da presidência da Alesc,em reunião entre deputados, lideranças de Palmitos e Pinhalzinho, deputado Marcos Vieira anuncia que defende carimbar os recursos para garantir a expansão da UDESC no Oeste.

Dezembro de 2013 – Projeto do deputado Marcos Vieira é aprovado em Plenário da Alesc. A emenda ao Orçamento do Estado, prevê que R$ 10 milhões sejam investidos. R$ 4 milhões para a implantar o curso de Engenharia Civil em Palmitos e o restante para a reforma do prédio e implantação do curso de Engenharia Química em Pinhalzinho.

Fevereiro de 2014 – Governador Raimundo Colombo veta a emenda ao Orçamento que destinava os recursos à Udesc

Março de 2014 – Lideranças de Palmitos e de Pinhalzinho reúnem-se com deputados e reitoria da Udesc para a definição dos destinos dos cursos. Nova data é marcada para outro encontro.

Maio de 1014 – Reunião do Conselho da Universidade debate o curso que será implantado na cidade de Palmitos.

 

 

Quem forma o Conselho da UDESC

Art. 1° O Conselho Universitário (CONSUNI), órgão superior da UDESC, dispõe de função normativa, consultiva, deliberativa e decisória e compõe-se:
I - do Reitor, como Presidente;
II - do Vice-Reitor, como Vice-Presidente;
III - dos Diretores Gerais eleitos dos Centros;
IV - de representantes docentes efetivos e estáveis, conforme definido no Regimento Geral, garantido a este segmento o percentual mínimo estabelecido pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
V - de representantes técnico-administrativos efetivos e estáveis, garantido, pelo menos, 1 (um) representante de cada Centro e 1 (um) da Reitoria;
VI - de representantes do corpo discente de graduação, garantido, pelo menos, 1 (um) representante de cada Centro;
VII - de 1 (um) representante do corpo discente de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu;
VIII - de 2 (dois) representantes da comunidade externa, sendo 1 (um) local e 1 (um) regional, indicados pelo Conselho Comunitário;
IX - de 1 (um) representante dos servidores aposentados e 1 (um) representante dos ex-alunos;
X - de 1 (um) representante do Governo do Estado.

Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna
(48) 3221-2708/(48) 9627-9445

Ricardo Torres
(49) 3316-4500/(49) 9979-3197

Site: www.marcosvieira.adv.br

Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar