Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2012 - 12h46min

Sopelsa faz balanço positivo da viagem com cooperativistas a Europa

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB)

A ampliação de mercado para carnes e grãos, bem como para produtos industrializados, é a expectativa resultante dos contatos mantidos por cooperativistas catarinenses na França, Polônia e Hungria em roteiro encerrado esta semana, com a participação do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop/SC). A viagem foi encerrada com a participação na Sial 2012, considerada a principal feira mundial do segmento alimentício, com mais de 6 mil expositores.
“Há boa tendência para novos negócios com abertura de mercados para produtos frigoríficos catarinenses, carne in natura e mesmo a exportação de soja”, observa Sopelsa. “Na feira da França, pudemos presenciar diversos contatos importantes para o grupo da Cooperativa Aurora e perceber a diversificação de mercados para carnes, lácteos, bebidas, condimentos, enlatados, queijos, produtos naturais, óleos em seus diversos pavilhões”, disse o deputado a referir-se a Sial, que recebeu quase cem mil visitantes por dia.
A Aurora, que exporta 15% da sua produção, tem planos de crescer no mercado europeu, mas terá que diversificar o mix com produtos que são do interesse dos importadores. Para 2013, o grupo cooperativista pretende de 12 mil para 15 mil toneladas as exportações de produtos com carnes de suínos e frangos. “A proposta também é agregar valor de mercado com a industrialização”, diz Sopelsa, com informações do presidente do grupo, Mário Lanznaster.
Durante a viagem, o grupo também visitou a câmara de comércio de grãos e rações de Varsóvia, na Polônia, unidades produtoras de rações e de processamento de grãos, além de fazendas produtoras de leite na Hungria. “A participação de parlamentares nessas comitivas é importante para que possamos ter noção exata da forma como se estabelece o comércio exterior, aberturas de mercado e o intercâmbio técnico, para que, como agentes públicos, possamos facilitar trâmites comerciais e estimular a abertura de negócios para produtos de Santa Catarina”, argumenta o presidente da Frencoop/SC.

Deputado Moacir Sopelsa
Palácio Barriga-Verde - Gabinete 101
Fone: (48) 3221-2713 - Fax: (48) 3221-2715
http://www.sopelsa.blogspot.com.br

Voltar