Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2023 - 17h32min

Sines estão fechados: deputado fiscaliza e questiona o governo

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Deputado Matheus Cadorin fiscalizou Sines e constatou que estão sem atendimento presencial

Quem está, ou já esteve, em busca de vagas de emprego sabe o quanto o Sine (Sistema Público de Emprego) é importante. Por isso, a denúncia feita pelo deputado Matheus Cadorin (Novo) deixou muita gente preocupada em Santa Catarina: os postos de atendimento presencial dos Sines de Joinville e Blumenau estão fechados. E há indícios de que vários outros no Estado se encontram na mesma situação.

Portas fechadas
Após receber a denúncia de uma eleitora de Joinville, o deputado Matheus Cadorin decidiu investigar pessoalmente a situação dos Sines. Ao chegar no Posto de Atendimento ao Trabalhador, confirmou que as portas estavam fechadas, impedindo que pessoas em busca de emprego pudessem ser
atendidas presencialmente. Em relação ao Sine de Blumenau, a informação prestada por um servidor do Estado diz que a empresa terceirizada responsável pelo atendimento “está com os pagamentos atrasados desde janeiro”, e que a questão estaria sendo discutida judicialmente.

Para garantir que o problema seja resolvido o mais rápido possível, o deputado protocolou um pedido de informação junto ao governo, questionando sobre a situação dos Sines em Santa Catarina, inclusive dos demais Sines do estado.

Atendimento indispensável
O deputado Matheus Cadorin ressalta que o seu papel, enquanto parlamentar, não se limita a criar leis, mas também em fiscalizar e cobrar o funcionamento adequado dos serviços públicos. Sua
preocupação é que as pessoas que estão desempregadas tenham acesso aos serviços do Sine e consigam se recolocar no mercado de trabalho. “O Sine fechado atrapalha muito a vida do trabalhador que, quando procura o Sine, geralmente já está desempregado faz tempo. Neste momento de fragilidade econômica pessoal, ele não tem acesso fácil à internet”, explica Cadorin, que complementa: “Sou um defensor de soluções tecnológicas, mas para casos como este o atendimento presencial é indispensável”.

Perguntas e cobrança
Com a formalização de um pedido de informações enviado ao governo do Estado, Cadorin espera que as medidas necessárias para a reabertura imediata dos Postos de Atendimento ao Trabalhador sejam tomadas, garantindo que o Sistema Público de Emprego continue a funcionar de forma
adequada em Santa Catarina. Entre outros questionamentos, Cadorin quer saber:
Por que o Sine está fechado? Quando isso será resolvido? Qual é a situação dos
outros Sines em Santa Catarina?

Segundo informações colhidas em sites do governo do Estado, o Sine recebe recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para desenvolver ações e programas desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego nos estados e municípios.

O deputado avisa que seu Gabinete está disponível para receber reclamações e denúncias de cidadãos de Santa Catarina, a respeito de temas que possam ser resolvidos ou tratados pelo parlamento estadual, pelo e-mail: contato@matheuscadorin.com.br e através das mídias sociais do deputado.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar