Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/03/2023 - 17h53min

SINEs em SC são reabertos após denúncia de deputado

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin FOTO: Jean Guilherme

Postos de Atendimento ao Trabalhador foram reabertos após fiscalização e reclamação do deputado Matheus Cadorin 

O deputado Matheus Cadorin (Novo) informou ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa, que os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e os Postos de Atendimento ao Trabalhador localizados em Santa Catarina estão sendo reabertos, após denúncia e reclamação feita pelo parlamentar. Cadorin agradeceu à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) pelo atendimento rápido da demanda e pela atuação ágil do secretário Silvio Dreveck.

Fiscalização
Anteriormente, o deputado havia protocolado um pedido de informação na Assembleia Legislativa cobrando explicações do governo sobre o fechamento dos postos de atendimento presencial do Sine em Joinville e Blumenau. Ele visitou pessoalmente as unidades e constatou que as portas estavam fechadas, impedindo o atendimento ao público. Segundo informações apuradas pelo deputado, a empresa terceirizada responsável pelo atendimento no Sine de Blumenau estava com os pagamentos atrasados desde janeiro e a situação estava sendo discutida judicialmente.

Fragilidade
O deputado Matheus Cadorin destaca a importância do atendimento presencial do Sine para as pessoas que estão em busca de emprego, especialmente aquelas que não têm fácil acesso à internet. "O Sine fechado atrapalha muito a vida do trabalhador que, quando procura o Sine, geralmente já está desempregado faz tempo. Neste momento de fragilidade econômica pessoal, ele não tem acesso fácil à internet", explica Cadorin.

Retorno imediato
A Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço divulgou uma nota oficial informando que a empresa terceirizada encarregada do atendimento presencial já estava normalizando os pagamentos dos terceirizados. Além disso, a Sicos também já notificou, via ofício, que todos os postos do Sine fechados retornem às atividades imediatamente. Apenas a unidade de Joinville ainda se encontrava fechada por conta das rescisões dos terceirizados, dificultando o atendimento.

Seguro-desemprego
Ontem à tarde já havia registros da reabertura parcial dos SINEs de Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí e Araranguá. Os Postos de Atendimento ao Trabalhador são responsáveis, entre outras ações, por conectar trabalhadores que estão procurando emprego com as empresas que estão contratando, além de receberem e processarem as solicitações de seguro-desemprego.

Canal de denúncias
O deputado Cadorin ressalta que seu gabinete está disponível para receber denúncias e reclamações de cidadãos de Santa Catarina, a respeito de temas que possam ser resolvidos ou tratados pelo parlamento estadual, através do e-mail contato@matheuscadorin.com.br e de suas mídias sociais.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar