Sessão reconhece entidades que preservam a cultura italiana em Nova Veneza
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A cultura italiana invadiu a Assembleia Legislativa de Santa Catarina na noite de terça-feira (9) para ser homenageada. Atendendo proposição do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), o Parlamento realizou uma sessão especial para reconhecer a importância das entidades que preservam a cultura italiana no município de Nova Veneza.
Em 2016, a cidade completa 125 anos de colonização e 140 anos de colonização veneta no Sul de Santa Catarina, contando com 10 grupos que difundem a cultura italiana e ítalo-brasileira. Durante discurso, o deputado Rodrigo Minotto anunciou que protocolou na Alesc três projetos de lei para incluir no calendário oficial de eventos do Estado a Festa da Gastronomia Típica Italiana, a romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio e o Carnevale di Venezia. "Sabemos a importância deste reconhecimento para que a cidade continue fomentando a cultura, e, consequentemente, o turismo. Nova Veneza é motivo de orgulho para Santa Catarina. Parabéns a todos que levam a cultura italiana adiante", comemorou Minotto.
Participaram da sessão solene o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava; o vice Zé Spilere; o presidente da Câmara, Eloir Minatto; os vereadores Aroldo Frigo Junior e Vanderlei Spillere; os deputados Luiz Fernando Vampiro, Ricardo Guidi, Roberto Salum e Zé Milton Scheffer; e o pároco da Matriz São Marcos, Vilmar Moretti.
Homenageados
- Circolo Vicentino de Nova Veneza
- Eco de Venessia
- Coral São Marcos
- Comitato Vêneto para SC
- Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de NV
- Coro do Santuário do Caravaggio
- Pequenos Peregrinos
- Peregrinos da Montanha
- Vereador Aroldo Frigo Junior
Assessoria de Imprensa Deputado Rodrigo Minotto
João Manoel Neto – JPSC 03146
(48) 8406-6695