Servidores do Hospital Regional de São José pedem apoio a Morastoni para garantir sede da entidade
O deputado Volnei Morastoni (PT) esteve reunido hoje (27) com integrantes da Associação de Funcionários do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes e Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José. O encontro foi motivado após a decisão da Secretaria de Estado da Saúde e direção do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) de ocupar o espaço onde está localizada a sede da associação para a construção de um novo prédio para o ICSC, com recursos do Governo Federal que compõem o pacto pela saúde no Estado.
Segundo Carlos Borges, presidente da associação, há espaço para a construção do novo prédio do Instituto Cardiológico sem o fechamento da sede representativa dos servidores. Para Morastoni, é legítimo que os 2 mil funcionários do hospital e do instituto mantenham sua sede, para atividades recreativas, eventos e de organização da categoria, que contribuem para o bem-estar emocional e psicológico dos servidores.
Sede está lacrada a pedido da Procuradoria Geral do Estado
No dia 13 de setembro 2011, a Procuradoria Geral do Estado requereu a ação de reintegração de posse da área para o Estado de Santa Catarina. Para Lovino Miguel Vieira, vice-presidente da Associação, a situação se agravou mais ainda após o prédio ser lacrado, há três meses, pelo Ministério Público do Estado.
Na reunião, os associados querem, no primeiro momento, o direito de fazer uso da sede, que se encontra abandonada, enquanto não se chegue ao mérito final. Há quase duas décadas no local, após o fechamento do prédio, começaram ocorrências de roubos e furtos de veículo e práticas de vandalismo no entorno do prédio do hospital. Permitir que os associados façam uso do local garante segurança ao prédio e ao seu entorno. Lovino ainda reforçou que o próprio Instituto de Cardiologia fazia uso da sede e de seu entorno com atividades físicas de pacientes cardiopatas.