Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/04/2013 - 14h47min

Seminário debate Plano Safra da Pesca em Pinhalzinho e SLO

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Foto: Mirian Zomer

A Comissão de Pesca e Aquicultura (CPA) da Assembleia Legislativa realiza na próxima sexta-feira (5) dois seminários regionais no Oeste para debater o Plano Safra Pesca e Aquicultura 2012/2013. O primeiro evento acontece às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, e o segundo está programado para as 14h30, no Centro de Idosos de São Lourenço do Oeste.

Conforme o presidente da comissão, deputado Dirceu Dresch (PT), os seminários serão realizados em parceria com a superintendência estadual o Ministério da Aquicultura e Pesca. “Articulamos a realização destes dois seminários em conjunto com o Ministério da Pesca porque queremos divulgar, esclarecer e tirar dúvidas quanto ao funcionamento de todas as ações previstas no Plano Safra Pesca e Aquicultura, que envolve, além de linhas de crédito subsidiado, apoio à assistência técnica, modernização de equipamentos, fomento ao comércio e ao processamento do pescado”, explica.

O governo federal pretende investir R$ 4,1 bilhões no Plano Safra Pesca e Aquicultura 2012/2013 em todo Brasil. Os recursos devem atender pescadores artesanais e aquicultores, em especial das águas continentais (rios, lagos e represas), beneficiando inclusive agricultores familiares.

Potencial - A aquicultura é uma alternativa para diversificação da produção e ampliação da renda da agricultura familiar, na avaliação do deputado Dirceu Dresch. Ele destaca que Santa Catarina é o quarto produtor nacional de pescado em água doce. “Há um grande mercado para a pesca. Temos uma região costeira imensa e grandes reservas de água doce, porém, o consumo de peixe ainda é pequeno”, ressalta. De acordo com o Ministério da Pesca, o consumo per capita do brasileiro é inferior a 10 quilos de peixe ao ano, 30% abaixo do mínimo recomendado pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que seria de 12,5 quilos. “Precisamos estimular o consumo de peixe para mudar essa realidade e ampliar a produção de pescado”, destaca Dresch.

Voltar