Semana Nacional de Alimentação Escolar
O sonho de todo agricultor é garantir a renda da família com a comercialização dos seus produtos e ter condições para continuar trabalhando no campo. A ampliação do mercado voltado à agricultura familiar é fundamental para tornar isso possível.
A compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para a alimentação escolar é uma exigência da Lei Federal 11.947, de 2009, que define que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo governo federal para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sejam investidos pelo Estado na compra diretamente da agricultura familiar e suas organizações.
O exemplo de Pinhalzinho
Podemos ir além neste direito para os pequenos agricultores. "Quando fui prefeito de Pinhalzinho, 100% da merenda nas escolas municipais eram adquiridas dos nossos agricultores. Isso movimenta a agricultora familiar. Foi possível em nossa gestão e precisa ser ampliado em todo o Estado", reforça o deputado Fabiano da Luz (PT). A iniciativa seria um estímulo para gerar economia e mais qualidade na alimentação escolar.
Texto: Maurício Santos