Saúde precisa de recursos e boa gestão, diz deputado Saretta
Ao usar a tribuna, o deputado Neodi Saretta, falou da preocupação em relação às medidas tomadas pelo governo do Estado sobre aplicação dos recursos na área da saúde, que neste ano é de 15%. Saretta, que é presidente da comissão de Saúde, lamentou a intenção do Governo em julgar inconstitucional a PEC que aumentou de 12% para 15% os recursos da saúde e, o recente pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) onde questiona a lei que determina ao Executivo o repasse de recursos previstos no orçamento até o dia 15 de cada mês. “No meu entendimento isso é um retrocesso, pois voltaríamos ao percentual de 12%. Em relação ao duodécimo, sem a garantia dos recursos em caixa, não há gestão de saúde”, disse o deputado.
Conforme o parlamentar vem relatando, há muitas pessoas na fila de espera por consulta, exame ou cirurgia, além dos hospitais que estão com pagamentos atrasados.
Saretta lembrou ainda que, nesta quarta-feira (13), na reunião da comissão de Saúde, o Secretário da pasta, Helton Zeferino irá apresentar a prestação de contas do último quadrimestre. “Além da prestação de contas será um bom momento para conversar com o Secretário sobre os planos que o Estado tem para a saúde em Santa Catarina”.
A reunião de prestação de contas será às 10h, no Plenarinho, da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 99984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310.