Saúde + 10 recolhe 1, 25 milhão de assinaturas
Cerca de mil pessoas participaram na manhã desta terça-feira (10), em Brasília, da manifestação do Movimento Saúde + 10, que defende a criação do Projeto de Lei de Inciativa Popular para obrigar a União o repasse de 10% das receitas correntes brutas à saúde. Durante o evento, ocorreu a primeira contagem oficial, obtendo o número de 1,25 milhão de assinaturas coletadas pelas mais de 130 entidades, como sindicatos, Câmaras de Vereadores, Frentes Parlamentares, Conselhos de Saúde, Hospitais e lideranças comunitárias. Ao ser informado dos números, o presidente da Frente em Defesa da Saúde Catarinense, deputado José Milton Scheffer (PP), salientou que este primeiro levantamento mostra o engajamento da sociedade. “A coleta de assinaturas está sendo realizada em menos de um ano, e já conseguimos grande parte do número necessário. Agora é intensificar as ações e coletarmos estas 250 mil que faltam”, frisou o parlamentar, que se diz confiante que em menos de um mês serão recolhidas.
Para o deputado, o movimento ganhou grande força em Santa Catarina, através das inúmeras manifestações feitas pela FEHOSC, AHESC/FEHOESC, Câmaras de Vereadores, citando como exemplo a de Criciúma, que em mobilizações feitas em Praça Pública coletou mais de 2 mil assinaturas. Além disto, José Milton destacou que o empenho dos Hospitais, Secretarias de Saúde e entidades foram fundamentais para que o estado obtivesse o número superior a 60 mil assinaturas.
Nos próximos dias, em consequência do grande número de assinaturas, o Conselho Nacional de Saúde começará o processo de validação.