Sargento Lima propõe treinar profissionais para evitar a violência contra as crianças
Assistido por milhões de brasileiros, o filme Um Tira no Jardim de Infância, com Arnold Schwarzenegger, mostrou uma situação de risco numa escola norte-americana, onde professores e seus pequenos alunos deixavam as salas de aula de maneira organizada e consciente.
Baseado em situações como esta, o deputado Sargento Lima (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei propondo que profissionais que trabalham com crianças sejam treinados e capacitados para identificar riscos de violência contra crianças e adolescentes, e saber como agir diante do perigo. A proposta abrange instituições públicas e privadas.
"O que se vê hoje, são escolas sendo atacadas por pessoas armadas e em surto, vendedores de drogas na porta dos colégios, isso sem contar as abordagens virtuais, via internet, ou abuso na própria família. Os profissionais precisam saber identificar a violência, como abordar e denunciar, e também reconhecer o perigo que chega pela internet", ressalta o deputado Sargento Lima.
O treinamento será dano quando o profissional entra na instituição e começa a atuar na função. O projeto obriga um treinamento inicial de 8 horas. E ainda prevê reciclagem anual, com carga de 4 horas.
A proposta abrange professores e funcionários das escolas, servidores da saúde que atuam com crianças e adolescentes, conselheiros tutelares e assistentes sociais, e guardas municipais, policiais civis e militares.