Sargento Lima faz alerta sobre a eficiência de sirenes em áreas de risco do Estado
O deputado Sargento Lima (PL) alertou seus pares sobre a importância da instalação de sirenes em áreas de risco do Estado para evitar a morte de pessoas em enchentes e acidentes naturais. Ele levou à tribuna a catástrofe ocorrida no Havaí (EUA), onde um incêndio florestal matou mais de 100 pessoas e outras mil estão desaparecidas. Lima foi autor de um projeto de lei que previa a instalação de sirenes, matéria rejeitada pela Alesc na legislatura anterior.
O parlamentar enfatizou que, no Havaí, as pessoas estão cobrando das autoridades por que as sirenes existentes não foram acionadas para alertá-las do perigo iminente. Segundo Sargento Lima, o mundo usa sirenes em áreas de risco e treina as populações para que cada um saiba o que fazer numa situação de emergência.
“O meu projeto foi apresentado nesta Casa há três anos. Por pirraça política contra minha pessoa, a proposta foi rejeitada ainda nas comissões. As pessoas precisam ser alertadas e saber o que fazer em SC, Estado que é castigado com frequência por desastres naturais”, enfatizou.
O custo das sirenes é baixo, ressaltou o parlamentar. “E mesmo que custasse uma fortuna, se o equipamento salvar uma única vida já terá valido a pena”, finalizou. Sargento Lima recebeu o apoio dos deputados Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB), ambos de Jaraguá do Sul, município que sofre com efeito de intempéries.