Sargento Lima alerta para a falta de recursos para bancar compra da casa própria
A Caixa Econômica Federal está sem dinheiro para financiar a casa própria, alertou o deputado Sargento Lima (PL) nesta quarta-feira (9). Ressaltou que haverá consequências que as pessoas ainda não sentiram: o custo mais elevado do financiamento.
Sargento Lima expôs, da tribuna da Alesc, entrevista do presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul), Claudio Teitelbaum, em reportagem do jornal Zero Hora, que consumidores e entidades do mercado de imóveis não estão conseguindo assinar contratos.
A demora da liberação de novas obras do programa Minha Casa Minha Vida é sintoma da falta de recursos para financiar. Sargento Lima explicou, didaticamente, como é o fluxo de caixa do banco em empréstimos para o setor imobiliário. E destacou que esta falta de recursos na tesouraria da Caixa Econômica Federal dobrará o custo do financiamento, passando de 8% para 15% a 16%, conforme previsão do Sinduscon.
De acordo com relatos de corretores de imóveis, funcionários da Caixa falam abertamente que o banco está sem dinheiro para financiar, ou “empurram com a barriga”. Neste caso, ganham tempo solicitando novos documentos ou encaminhando os documentos para reanálise de crédito.