Saretta volta a cobrar regularização dos repasses da Saúde
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Neodi Saretta (PT), realizou audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2017 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O secretário de Estado da Saúde da Saúde, Vicente Caropreso, participou do encontro para explicar como está a destinação dos recursos. Saretta pediu explicações ao Estado sobre a dívida de mais de R$ 500 milhões que se acumula e vem prejudicando o serviço prestado à população catarinense.
O presidente da Comissão analisou que esta falta de recursos desencadeia uma série de problemas como a falta de medicamentos, insumos e aumentos dos processos judiciais à secretaria. No entanto, ele ressalta que a judicialização não é raiz do problema, já que isso corresponde a uma fatia muito pequena do orçamento.
Saretta voltou a cobrar que seja feito o repasse mensal dos recursos da Secretaria da Fazenda para a Secretaria da Saúde e, que a aplicação dos 13% seja cumprida, já que, de janeiro a agosto deste ano, o percentual aplicado foi de 12,79%, ou seja, descumprindo a legislação vigente.
Participaram da audiência diversas entidades, Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 99984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310