Saretta volta a cobrar do SUS o fornecimento da vacina contra a meningite
O deputado Neodi Saretta (PT) fez um pedido ao Ministério da Saúde (MS) para que fosse incluída, pelo SUS, a vacina contra a meningite do tipo ACWY. Ela protegeria contra 4 tipos de meningite bacteriana.
Em resposta à solicitação do deputado, o MS informou que passaria a oferecer a vacina, mas até agora isso não foi operacionalizado. Saretta informou que nesta fez contato com a coordenação do Programa Nacional de Imunizações, e foi informado que o processo de aquisição ainda está em andamento e não tem previsão para a inclusão da dose no calendário de vacinação. “A informação que tivemos hoje aumentou a preocupação em relação à doença. Queremos que o Ministério da Saúde cumpra o que foi prometido e dê agilidade no processo para evitar novos casos de meningite e, principalmente os óbitos”, disse Saretta.
No Brasil, a vacina ACWY só está disponível na rede privada, ao custo de aproximadamente R$ 300 a dose. “Por conta desse alto custo uma baixíssima parcela de crianças recebem a vacina enquanto que, a grande maioria fica desprotegida. Isso não é justo”, lamentou o deputado.
Neste primeiro semestre Santa Catarina registrou 20 casos de meningite, sendo que desses, três foram a óbito.
Assessoria de Imprensa - Deputado Estadual Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665